-
Resonance in dance: The art of blending bodies||Ressonância na dança: A arte de mesclar corpos
- Voltar
Metadados
Descrição
In dance, “resonance” describes a shared sense of energy, rhythm, flow, and coherence. Choreographers and dancers seek resonance for the purposes of creating and performing dance. I theorize that resonance is a kind of human social cognition in the context of self-other matching, which is defined as any phenomenon in which the observation of another’s behavior or state causes the observer’s behavior or state to become congruent with it. I review findings from cognitive and neuroscience to show that “resonance in dance” is a blend of feeling and knowing arising from somatomotor “reflexive” systems that prime more reflective processes like learning by imitation, perspective-taking, and empathy. I introduce the “embodied conceptual blending” hypothesis as a mechanism for dance resonating. I explore questions that arise about the role and function of resonance in dance and speculate on gender differences. Implications are discussed.||Na dança, “ressonância” descreve um sentido compartilhado de energia, ritmo, fluência e coerência. Coreógrafos e dançarinos buscam ressonância para criar e dançar. Teorizo que a ressonância é um tipo de cognição social humana no contexto da correspondência eu-outro, definida como qualquer fenômeno no qual a observação do comportamento ou estado do outro leva o comportamento ou estado do observador a se tornar congruente com o primeiro. Realizo uma revisão dos achados da cognição e das neurociências para mostrar que “ressonância na dança” é uma mesclagem de sentimento e conhecimento que se originam dos sistemas “de reflexo” somatomotores que preparam processos mais reflexivos como a aprendizagem por imitação, a tomada de perspectiva e a empatia. Introduzo a hipótese da “mesclagem conceitual corporificada” como um mecanismo para ressonância na dança. Exploro questões que se originam sobre o papel e a função da ressonância na dança e discuto sobre questões de gênero e implicações.Tradução: Mônica Medeiros Ribeiro e Thais Torres Guimarães
ISSN
2357-9978
Periódico
Autor
Warburton, Edward C.
Data
18 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/10755 | 10.36025/arj.v3i2.10755
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Edward C. Warburton | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/
Fonte
Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; Vol 3 No 2 (2016): Dance, art of the body, and other bodies of arts; 1-26 | ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; v. 3 n. 2 (2016): Dança, arte do corpo e outros corpos das artes; 1-26 | 2357-9978 | 10.36025/arj.v3i2
Assuntos
Dance | Cognition | Self-other matching | Conceptual blending | Dança | Cognição | Correspondência eu-outro | Mesclagem conceitual
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Invited Essays