-
Ressonâncias do espírito livre no contexto educacional: de como estabelecer vivências de si mesmo.
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto estabelece um diálogo com o leitor a partir de um dado ficcional: o Zaratustra de Nietzsche adentra a República de Platão e decide discutir a forma de viver nesse lugar. Os diálogos produzem um movimento que visa contrapor os argumentos platônicos com os nietzschianos para verificar em que medida os espíritos livres conseguem estabelecer vivências de si mesmo na cidade. O espaço é um lugar que dá ao ser humano razões para viver. Segundo Nietzsche é preciso perder o respeito pelo TODO. Talvez esse tenha sido o esforço de Zaratustra ao resolver adentrar o interior da República e nesse esforço faz sempre de novo um convite a todos nós para que habitando espaços pretensamente assépticos e bem definidos não nos deixemos capturar pelo todo/ordem, para a exemplo do nosso protagonista continuar indagando-se sobre as configurações materiais e práticas que dizem serem as ideais.
Palavras-chave: formação, vivência, espírito livre, educação.
Resonances of the free spirit in the educational context: the experience of how to establish yourself
Abstract
This text establishes a dialogue with the reader beginning with fictional data: Zaratustra, by Nietzsche, going into Plato’s Republic, discussing the way of living in this place. The dialogues produce a movement that plans to counterpoint the platonic arguments with the nietzschian ones to verify to what extend the free spirits are able to establish ways of one’s own living experiences in the city. Space is a place that gives human beings reasons for living. According to Nietzsche, it is necessary to lose respect for the WHOLE. This might have been the effort of Zaratustra while deciding to enter the Republic and, in this effort, there is an invitation to all of us to inhabit pretense aseptic and well defined spaces, we do not allow that the WHOLE captures us, so that, similarly to our protagonist, we are able to keep questioning us about the material and practical configurations sold as the ideals ones.
Key words: Formation. Living experience. Free spirit. Education.
ISSN
2238-1279
Autor
Lúcia Schneider Hardt; UFSC
Data
30 de maio de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 20 (2013)
Tipo
Avaliado por Pares