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Resuming – Art makes possible to human beings rethink their certainties and reinventing their everyday life – based on the idea: Uncertainty Alive||Retomando – A arte possibilita ao ser humano repensar suas certezas e reinventar o seu cotidiano – a partir da ideia: Incerteza Viva
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Metadados
Descrição
I resume and reopen the text that I wrote challenged by the installation The Chain of the photographer Chien Chi Chang, exposed in the 25th São Paulo Biennial in 2002. That experience led me to understand that art allows the human being to rethink their certainties and reinvent their life. This combines with the idea of Uncertainty Alive, theme of the São Paulo Biennial in 2016. In both experiences, I took as a reference the Triangular Approach, in the first attempt, I understood it as a methodology. Today, however, I understand it as a theory of interpretation of the universe of arts and visual cultures. Substantial change, which requires me not only to the gesture of resume and reopen the experience, but, also, to say that the Triangular Approach makes it possible, to articulate dialogically the field of knowledge of Art with Philosophy and Science, because it is a theory that is marked by the idea of Uncertainty||Retomo e reabro o texto que escrevi desafiado pela instalação The Chain, do fotógrafo Chien Chi Chang, exposta na 25ª Bienal de São Paulo em 2002. Essa experiência levou-me a compreender que a arte possibilita ao ser humano repensar suas certezas e reinventar o seu cotidiano. O que se casa com a ideia de Incerteza Viva, tema da Bienal de São Paulo em 2016. Nas duas experiências tomei como referência a Abordagem Triangular, sendo que na primeira tentativa a compreendia como metodologia. Hoje, entretanto, compreendo-a como teoria de interpretação do universo das Artes e Culturas Visuais. Mudança substancial, que me obriga não apenas ao gesto de retomar e reabrir a experiência, mas, também, de dizer que a Abordagem Triangular possibilita articular dialogicamente o campo de conhecimento da Arte com a Filosofia e a Ciência, pois é uma teoria marcada pela ideia de Incerteza.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Azevedo, Fernando Antônio Gonçalves de
Data
31 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/75188 | 10.22456/2357-9854.75188
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/75188/43522 | /*ref*/AZEVEDO, Fernando. A arte possibilita ao ser humano repensar suas certezas e reinventar seu cotidiano. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão (Org.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. | /*ref*/AZEVEDO, Fernando; ARAÚJO, Clarissa Martins de. Abordagem Triangular: leitura de imagens de diferentes códigos estéticos e culturais. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 345-358, set./dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2017. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Toda Beleza na TV. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 16, 2017. Florianópolis. Anais... Editora da UDESC, 2017. p. 660-664. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2017. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: IOCHPE, 1991. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. | /*ref*/BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1996. | /*ref*/BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007. | /*ref*/BOURRIAUD, Nicolas. Pós-Produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. | /*ref*/EFLAND, Arthur. Cultura, sociedade e educação num mundo pós-moderno. In: BARBOSA, Ana Mae; GUINSBURG, Jacob (Org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. | /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005. | /*ref*/GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Brasília: UNESCO, 1996. | /*ref*/LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. | /*ref*/MELLO, Luiz Carlos. Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde. Rio de Janeiro: Automática; Hólos Consultores Associados, 2015. | /*ref*/NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. | /*ref*/ORLANDI, Eni. A materialidade do gesto de interpretação e o discurso eletrônico. In. DIAS, Cristiane. Formas de mobilidade no espaço e-urbano: sentido e materialidade digital [on-line]. Série e-urbano. v. 2, 2013. Consultada no Portal Labeurb – http://www.labeurb.unicamp.br/livroEurbano/ Laboratório de Estudos Urbanos – LABEURB/Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade – NUDECRI, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. | /*ref*/ORLANDI, Eni. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2007. | /*ref*/ORLANDI, Eni. Análise de discurso: sujeito, sentido e ideologia. Campinas: Pontes, 2012. | /*ref*/PILLAR, Analice Dutra. Apontamentos para leitura de desenhos animados e videoartes. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 20, 2011. Rio de Janeiro. Anais... UFRJ, 2011. p. 295-309. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2017. | /*ref*/ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: veredas. São Paulo: Martins Fontes, 2006. | /*ref*/SANTOS, Boaventura. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 2010. | /*ref*/SANTOS, Boaventura. A incerteza entre o medo e a esperança. In: Bienal de São Paulo, 32, 2016, São Paulo. Catálogo da 32ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016. p. 37-45. Disponível em: . Acesso em: 2 de mar. 2017. | /*ref*/VOLZ, Jochen. Jornadas Espirais: Incerteza Viva. In: Bienal de São Paulo, 32, 2016, São Paulo. Catálogo da 32ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016. p. 21-27. Disponível em: . Acesso em: 2 de mar. 2017.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | Revista GEARTE; v. 4, n. 2 (2017): Abordagem Triangular: territórios e perspectivas Arte/Educativas | 2357-9854
Assuntos
Triangular Approach. Uncertainty Alive. Image Reading. | Educação; Artes Visuais | Abordagem Triangular. Incerteza Viva. Leitura de Imagem.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion