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Retórica, a ciência das técnicas noéticas
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Metadados
Descrição
Os debates acerca da formação e credenciamento de mestres de escola, intimamente associada à profissionalização, expressa a dispersão epistemológica das Ciências da Educação, graças à pluralidade de pontos de vista. Este artigo inclui a “educação escolar” no âmbito da Retórica, esta compreendida como a ciência das artes noéticas, constituída a partir do reconhecimento de seus limites. Estes limites decorrem do axioma modal das técnicas intelectuais, que afirma “ser possível” modificar as crenças, valores e atitudes dos outros. Aqui se afirma que, como se dá com as técnicas materiais, os limites da ação instituem as ciências de cada uma delas, pois se pretende evitar o fracasso. Assim, a Retórica também é considerada a ciência da educação, o que permitirá resolver a dispersão epistemológica.
ISSN
2238-1279
Autor
Tarso Bonilha Mazzotti; Universidade Estácio de Sá
Data
20 de agosto de 2015
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 12, No 28 (2015); 103-129
Tipo
Avaliado por Pares