Descrição
A problemática que suscitou a escrita desta pesquisa está relacionada aos silenciamentos provocados pelas estruturas de poder, durante o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), que desencadearam em narrativas, memórias e imagens de pessoas que testemunharam esse período turbulento da história do Brasil. A pesquisa apresenta como corpus de análise o documentário Retratos de Identificação, um filme de Anita Leandro, produzido em 2014, que traz os testemunhos de pessoas que relembram a vida no exílio, sem documentos. O objetivo da pesquisa é analisar as narrativas de vida, os elementos identitários e suas interfaces com os jogos cênicos e imagéticos que compõem a rememoração das lutas políticas que ocorreram na ditadura. Para a análise metodológica do corpus serão empregados conceitos da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (2009), conjugados às noções de narrativas de vida, em diferentes materialidades discursivas, conforme Machado (2016), além de outras perspectivas teóricas sobre o uso responsável da imagem, conforme Georges Didi-Huberman (2012). Como resultado preliminar, pretende-se discutir a relevância dos documentários, em especial este que compõe o corpus desta análise, como resgate de memórias discursivas reveladoras das lutas políticas em defesa das liberdades e garantias fundamentais.