Descrição
The present study starts from the diagnosis made by the philosopher Byung-Chul Han about the current digital society, to think about the new demands imposed on the artists regarding the procedures of artistic creation and narrative formulation. To this end, the actions developed by Pyoter Pavlensky between 2012 and 2017 will be described and analyzed, aiming to understand how the artist has been related to the presented context and the challenges imposed by the political scenario, especially the rise of authoritarianism, and the communicational innovations brought about by the use of virtual platforms.||O presente estudo parte do diagnóstico realizado pelo filósofo Byung-Chul Han sobre a atual sociedade digital e neoliberal, para pensar as novas demandas que se impõem aos artistas no que diz respeito a procedimentos de criação artística e formulação de narrativas. Para tanto, serão descritas e analisadas as ações desenvolvidas pelo acionista russo Pyoter Pavlensky, entre os anos de 2012 e 2017, visando perceber como o artista tem se relacionado com o contexto apresentado e com os desafios impostos pelo cenário político, em especial a ascensão do autoritarismo na Rússia, assim como pelas inovações comunicacionais suscitadas pela utilização de plataformas virtuais. A hipótese defendida neste artigo é de que Pavlensky agencia diversas camadas discursivas, de forma consciente ou inconsciente, a saber: gesto ritual com referências arcaicas, o envolvimento de agentes do governo como consequência da eficácia ritual do gesto, a memória coletiva acerca de fatos históricos, a simbologia do espaço onde é realizada cada ação, o corpo material e a viralização de imagens simulacro nas redes sociais como forma de criar narrativas de legalidade, legitimidade e competência, as quais são necessárias no embate contra o sistema de poder dos governos da Rússia e da França, assim como são essenciais para o desvelamento das estruturas de domínio e opressão concretizadas na figura dos governos neoliberais.