-
Rockefeller Foundation scholarships for study at Johns Hopkins University: the case of the sanitarist Heraclídes Cesar de Souza Araújo||Bolsas da Fundação Rockefeller para estudo na Johns Hopkins University: o caso do sanitarista Heraclídes Cesar de Souza Araújo
- Voltar
Metadados
Descrição
This text aims to analyze the international trip of Heraclídes César de Souza Araújo in order to improve professionally. The doctor became a fellow at the Rockefeller Foundation and studied at Johns Hopkins University, which proposed na educational model aimed at public health. The cprrespondence exchanged between the offices of the philanthropic agency from New York and Brazil, the Souza Araújo scholarship card, the jornal The Brazil-Médico and an interview given by Olympio da Fonseca Filho to the Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas. Although the selection process was conflicting, the experience of foreign studies and his visibility, contribute to understanding part of Souza Araujo’s performance especially in the field of leprology.||Este texto tiene como objetivo analizar el viaje internacional de Heraclídes César de Souza Araújo a los Estados Unidos, con el fin de mejorar profesionalmente. El médico se convirtió en miembro de la Fundación Rockefeller y estudió en la Universidad Johns Hopkins, que propuso un modelo educativo dirigido a la salud pública. La correspondencia intercambiada entre las oficinas de la agencia filantrópica en Nueva York y Brasil, la tarjeta de beca Souza Araújo, la revista O Brazil-Médico y una entrevista concedida por Olympio da Fonseca Filho al Centro de Investigación y Documentación de Historia contemporánea de la Fundación Getúlio Vargas. Aunque el proceso de selección ha sido conflictivo, la experiencia de estudiar en el extranjero y su visibilidad contribuyen a comprender parte de la formación intelectual de Souza Araújo y su desempeño, especialmente en el campo de la leprología.||Ce texte vise à analyser le voyage international de Heraclídes César de Souza Araújo aux États-Unis, afin de progresser professionnellement. Le médecin est devenu membre de la Fondation Rockefeller et a étudié à l'Université Johns Hopkins, qui a proposé un modèle éducatif axé sur la santé publique. La correspondance échangée entre les bureaux de l'agence philanthropique à New York et au Brésil, la carte de bourse Souza Araújo, la revue O Brazil-Médico et une interview accordée par Olympio da Fonseca Filho au Centre de recherche et de documentation de Histoire contemporaine de la Fondation Getúlio Vargas. Bien que le processus de sélection ait été conflictuel, l'expérience des études à l'étranger et sa visibilité contribuent à comprendre une partie de la formation intellectuelle de Souza Araújo et sa performance en particulier dans le domaine de la léprologie.||Este texto tem como objetivo analisar a viagem internacional de Heraclídes César de Souza Araújo para os Estados Unidos, com o objetivo de se aperfeiçoar profissionalmente. O médico se tornou bolsista da Fundação Rockefeller e estudou na Johns Hopkins University, que propunha um modelo educacional direcionado à saúde pública. Foram utilizadas como fontes as correspondências trocadas entre os escritórios da agência filantrópica em Nova York e no Brasil, o cartão de bolsista de Souza Araújo, o periódico O Brazil-Médico e uma entrevista concedida por Olympio da Fonseca Filho ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas. Embora o processo de seleção tenha sido conflituoso, a experiência de estudos no exterior e sua visibilização, contribuem para compreender parte da formação intelectual de Souza Araújo e a atuação especialmente no campo da leprologia.
ISSN
1414-6312
Periódico
Autor
Batista, Ricardo dos Santos
Data
20 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/63402 | 10.5216/hr.v25i2.63402
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 História Revista
Fonte
História Revista; Vol. 25 No. 2 (2020): História e epistemologia da Educação Profissional; 224 - 245 | História Revista; v. 25 n. 2 (2020): História e epistemologia da Educação Profissional; 224 - 245 | 1984-4530 | 1414-6312
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion