Descrição
Em A câmara clara, Roland Barthes inscreve uma reflexão decisiva sobre a fotografia. Nessa obra, o semioticista que denuncia os mitos da fotografia passa a poeta das imagens pungentes, a um convite à difícil tarefa de reconhecer as riquezas singulares que podem vir a ser eternizadas em uma imagem fotográfica. Temo aí um outro olhar em direção à imagens técnicas, bem diverso daquele vindo da tradição bem-pensante, com seu veto ao aos simulacros. Nesse sentido, jogamos com a hipótese de que as teses de A câmara clara ganhariam se fossem entendidas como um pensamento sui generis sobre o signo fotográfico.||In Camera lucida, Roland Barthes forms a critical reflection on photography. In thiswork, the semiotician denouncing the myths of the photograph is the poet of hauntingimages to an invitation to the difficult task of recognizing the natural riches that may beperpetuated in a photographic image. We fear there another look toward the imagingtechniques, and other than that coming from the well-thinking tradition, with his vetoof the simulacra. We played with the hypothesis that the thesis of Camera lucida wouldbenefit from being perceived as a sui generis thinking about the photographic sign.