-
RPG and literature at school: reading, affection and meaning negotiation||RPG e literatura na escola: leitura, afeto e negociações de sentido
- Voltar
Metadados
Descrição
Reading literary texts still seems to be a big challenge in basic education. Seeking to develop a methodology that could solve that problem, this paper presents a proposal based on the practice of reading and playing RPG and their ways of creating meanings. It presents RPG campaigns based on Machado de Assis’s short story “A cartomante” (“The fortune-teller”), carried out with high school students in Londrina, Brazil. By observing some matches, it was possible to see similarities between reading and playing as well as the role subjectivity plays in both of them. These findings are the basis for a reflection about the need to create appropriate tools to mediate the interaction between readers and literary texts, which should include sharing interpretations (Colomer) and reader and work affective approximation (Barthes). The research is also based on studies about reading (Jouve) and games (Caillois).||O artigo apresenta uma alternativa para a formação de leitores na educação básica por meio de metodologia estruturada a partir do diálogo entre a prática da leitura e a vivência do RPG; discute também as relações dos processos de significação ocorridos nessas duas atividades. Para tanto, apresenta a descrição de campanhas de um RPG baseado na obra “A cartomante”, de Machado de Assis, realizadas com alunos do Ensino Médio de uma escola de Londrina. A partir do desenvolvimento observado nas partidas, verifica-se a proximidade entre os fenômenos da leitura e do jogo, além de registrar a subjetividade como elemento fundamental em ambos. Tais constatações levam a uma reflexão a respeito da necessidade de se criarem instrumentos adequados para a mediação entre leitor e texto literário, os quais passam pelo compartilhamento da interpretação (COLOMER, 2009) e pela aproximação afetiva entre leitor e obra (BARTHES, 2004). O texto baseia-se também em estudos sobre a leitura (JOUVE, 2002) e sobre o jogo (CAILLOIS, 1990).
ISSN
1516-1536
Periódico
Autor
Oliveira Lima, Sheila | Silva Zamariam, Franciela
Data
15 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/52178 | 10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52178
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Graphos
Fonte
Revista Graphos; v. 22 n. 2 (2020): Literatura: Educação, Recepção e Circulação de Obras Literárias; 301-321 | 1516-1536
Assuntos
Reading | Teaching | Literature | RPG | Subjectivity | Leitura | Ensino | Literatura | RPG | Subjetividade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion