Descrição
Esse artigo busca estabelecer diálogos entre Rudolf Laban e Paulo Freire partindo das discussões propostas nos livros “Domínio do Movimento” (obra síntese de Laban, 1950) e “Pedagogia do Oprimido” (obra inicial de Paulo Freire, 1968). Tanto o trabalho de Laban quanto de Freire foram, no século XX, referências para a dança e para a educação, respectivamente, e continuam influenciando e desafiando o fazer/pensar de artistas e educadores nos dias de hoje. Esse artigo busca aproximar esses dois autores discutindo relações entre suas visões de dança, educação e mundo. Palavras-ChavesDança. Educação. Crise Social. Sociedade. ||This article seeks to establish dialogues between Rudolf Laban and Paulo Freire having as a starting point the discussions held in the books "Mastery of Movement" (which synthetizes the work of Laban) and "Pedagogy of the Opressed" (Freire´s initial masterpiece). Both, the work of Laban and Freire, stand as landmarks for dance and education in the 20th century and continue to be influential for artists and educators to think, make and do dance nowadays. This article seeks to bring together the authors' ideas in order to build a net of relationships between their ways of understanding dance, education and the world around us. KeywordsDance. Education. Social Crisis. Society.