Descrição
Este artigo é parte da dissertação de mestrado, defendida em 2008, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. O estudo parte da seguinte questão: Como os saberes e a cultura amazônica estão representados nos sambas-enredos da Escola de Samba “Rancho não posso me amofiná”, entre os anos de 1977 – 1986?. Metodologicamente, define-se como pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com compositores e ex-diretores da Escola. As categorias teóricas utilizadas na pesquisa foram: cultura (BURKE, 1989), (ELIAS, 1994); educação e saberes (BRANDÃO, 2002); e cultura do carnaval. Este estudo compreende que as composições do Rancho refletem o universo histórico e simbólico de realidades como a do bairro do Jurunas, vidas de personagens, defesa e exaltação da Região Amazônica.