-
São Luís, cultural heritage between ruins, grafites and picks: aesthetics or politics? ||São Luís, patrimônio cultural entre ruínas, grafites e pichações:: estética ou política?
- Voltar
Metadados
Descrição
The present work proposes to interrogate, based on a photographic production and a later reflexive tour, the existing relationships between the ruins of the Historic Center of São Luís and the records that, through graffiti and “pichações/pichações”, young people from the periphery have carried out on the walls, doors and windows of historic houses in the capital of Maranhão, Brazil. The methodology used for the production and inventory of the research images is based on a visual anthropology and an anthropology of the image. From the point of view of the way of operating the thought, I use some ideas of the philosopher Walter Benjamin (2012, 2009, 2013) about photography, remembrance and allegory. Lastly, I produce some commentaries on the meanings and aesthetic/political powers of graffiti and “pichações/pichações” in the Historic Center of São Luís - MA and the correspondence established with the ruins of the houses present there. The text is not intended as revisionist of themes related to graffiti, pichações/pixações and heritage, but a critical essay regarding how the visual arts operate in the context of the correspondence between abandonment and appropriation of public space.||O presente trabalho se propõe a interrogar, a partir de uma produção fotográfica e uma posterior digressão reflexiva, as relações existentes entre as ruínas do Centro Histórico de São Luís e os registros que, através de grafites e pichações/pixações, os jovens da periferia têm efetuado nas paredes, portas e janelas das casas históricas da capital do Maranhão, no Brasil. A metodologia utilizada para a produção e inventário das imagens da pesquisa se calca entre uma antropologia visual e uma antropologia da imagem. Do ponto de vista do modo de operar o pensamento, utilizo algumas ideias do filósofo Walter Benjamin (2012, 2009, 2013) sobre fotografia, rememoração e alegoria. Por fim, teço alguns comentários sobre os significados e potências estéticas/políticas dos grafites e pichações/pixações no Centro Histórico de São Luís – MA e a correspondência estabelecida com as ruínas do casario ali presente. O texto não se pretende revisionista dos temas relacionados ao grafite e pichações/pixações ao patrimônio, mas um ensaio crítico no tocante a como as artes visuais operam no contexto da correspondência entre abandono e apropriação do espaço público.
ISSN
1808-3129
Periódico
Autor
Brasil, Marcus Ramusyo de Almeida
Data
19 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17311 | 10.5965/1808312915252020e0037
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Marcus Ramusyo de Almeida Brasil | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
DAPesquisa; v. 16 (2021): DOSSIÊ – Diversidade nas Artes, Moda e Design; 01-10 | 1808-3129
Assuntos
Arte e fotografia | Grafiteiros-São Luís (MA) | Antropologia visual | Etnologia - Filosofia | Art and photography | Graffiti artists-São Luís (MA) | Visual anthropology | Ethnology-Philosophy
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion