-
Scenic cartography: Theatrical activities in daily school life||Cartografías escénicas: Cursos de hacer teatro dentro y fuera de la vida diaria de la escuela||Cartografias cênicas: Percursos do fazer teatral no/do cotidiano escolar
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to discuss the theatrical performance as an action crossed by the events in/of the school daily life. Thus, it is proposed to discuss the school understanding it as a disciplinary institution and the unfolding of this in / from the daily life of its practitioners. To foster discussion about the theater as an action, it is presented the report of a pedagogical practice in a Municipal School of the Public Network, located in São Salvador do Tocantins (TO). Therefore, it is intended to expand the discussions around the theatrical doing in school and understand that the theater is inserted in this context, as an action in order to provoke ruptures, contributing to the tactics that occur in this place.||Este artículo tiene como objetivo discutir la actuación teatral como una acción cruzada por los acontecimientos de la vida cotidiana de la escuela. De esta manera, proponemos discutir la escuela como institución disciplinaria y las consecuencias de esto en la vida diaria de sus practicantes. Con el fin de fomentar la discusión sobre el teatro como acción, se presenta el informe de una práctica pedagógica en una Escuela Municipal de la Red Pública, situada en São Salvador do Tocantins (TO). Por lo tanto, se pretende ampliar las discusiones en torno de el hacer teatro en la escuela y entender que el teatro se inserta en este contexto, como una acción para provocar rupturas, contribuyendo a las tácticas que se producen en este lugar.||Este artigo tem como intento discutir o fazer teatral enquanto uma ação atravessada pelos acontecimentos no/do cotidiano escolar. Desta forma, propõe-se discutir a escola compreendendo-a como instituição disciplinar e os desdobramentos disso no/do cotidiano de seus praticantes. Para fomentar a discussão acerca do teatro enquanto ação, apresenta-se o relato de uma prática pedagógica em uma Escola Municipal da Rede Pública, localizada em São Salvador do Tocantins (TO). Portanto, pretende-se ampliar as discussões em torno do fazer teatral na escola e compreender que o teatro se insere nesse contexto, como uma ação a fim de provocar rupturas, contribuindo para as táticas que ocorrem nesse lugar.
ISSN
2238-2046
Autor
Silva, Renata Patrícia da
Data
27 de maio de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21566 | 10.35699/2237-5864.2020.21566
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Renata Patrícia Silva
Fonte
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 10 No. 19: may.2020 - oct.2020; 146-167 | PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 10 Núm. 19: may.2020 - oct.2020; 146-167 | PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 10 n. 19: mai.2020 - out.2020; 146-167 | 2238-2046 | 1982-9507
Assuntos
Teatro da Escola | Ação tática | Pedagogia do teatro | School Theater | Tactical Action | Theater Pedagogy | Teatro escolar | Acción táctica | Pedagogía del teatro.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion