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SCHISM IN JAZZ: THE DISPUTE FOR MEMORY AND MUSIC BY THELONIOUS MONK||Jazz em cisma: a disputa pela memória e pela música de Thelonious Monk
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Metadados
Descrição
Este trabalho parte da percepção de que a obra do pianista e compositor de jazz Thelonious Monk, para além de sua grande relevância musical, pode ser vista em uma dimensão canônica e simbólica que, através de suas composições, do seu jeito de fazer música e, também, de sua personalidade marcante que beira a excentricidade, Monk parece ter se tornado uma espécie de mito, um emblema capaz de influenciar e pautar as discussões ligadas ao jazz. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é observar como este emblema parece, de certa forma, ser um elemento em disputa, uma espécie de capital simbólico usado para validar diversas correntes musicais, especialmente a vanguarda e o neoclassicismo, que parecem disputar uma certa hegemonia dentro do campo da musicologia do jazz. Muito desta discussão pode ser visto nas obra de autores como Daniel McClure (2006), David Ake (2002), que discutem a consolidação do cânone jazzístico e as disputas dentro deste campo, e Robin Kelley (1999), que discute como a obra e a imagem de Monk foram apropriadas por grupos, de ambos os lados, que tentavam consolidar uma tradição e uma narrativa sobre o que é o jazz. Além destes autores é conveniente trazer à discussão algumas percepções ligadas ao campo neoclássico a partir de textos como The Jazz Tradition (1993), escrito por Martin Williams, e os textos do trompetista Wynton Marsalis (2008). Por fim, através das gravações de releituras feitas das composições de Thelonious, será possível, sonoramente, observar como cada um destes campos se apropria deste repertório e quais discursos musicais eles tentam validar a partir dele.
ISSN
2447-7117
Periódico
Autor
Brandão, Ricardo Augusto
Data
1 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/160588 | 10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160588
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Ricardo Augusto Brandão | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista da Tulha; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 174-194 | Revista da Tulha; v. 5 n. 1 (2019); 174-194 | Revista da Tulha; Vol. 5 No. 1 (2019); 174-194 | 2447-7117
Assuntos
jazz | Thelonious Monk | Musica Popular | Neoclassicismo | Avant-garde | Jazz | Thelonious Monk | Popular music | Neoclassicism | Avant-garde
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion