-
School education and indigenous rights: an integrative review of theses and dissertations from the BDTD||Educación escolar y derechos indígenas: uma revisión integrativa de tesis y disertaciones a partir del BDTD||Educação escolar e direitos indígenas: uma revisão integrativa de teses e dissertações a partir do BDTD
- Voltar
Metadados
Descrição
The study addresses the relationship between school education and indigenous rights in Brazil. Its objective is to analyze and synthesize the theses and dissertations that deal with the categories: school education and indigenous rights. It is characterized as an Integrative Revision, using as bibliographic basis theses and dissertations of the Database of Theses and Dissertations, of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology. Twelve researches were selected in the period from 2008 to 2018, adding up to 10 years of time cut. The results present interpretive analyzes on the way in which the surveys approach the categories of analysis. The study is structured as follows: firstly, the methodological approach, integrative review and its processes are explained. In the second moment, the results of the theses and dissertations are presented, followed by the analyzes and syntheses of the selected studies. Finally, the final considerations.||El estudio plantea la relación entre educación escolar y los derechos de los indígenas en Brasil. Tiene como objetivo analizar y sintetizar las tesis y disertaciones que tratan de las categorías: educación escolas y derechos indígenas. Se caracteriza como una Revisión Integrativa, utilizando como base bibliográfica tesis y disertaciones del Banco de Datos de Tesis y Disertaciones, del Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Se seleccionaron doce investigaciones en el periodo de 2008 a 2018, totalizando 10 años de recorte temporal. Los resultados presentan análisis interpretativas sobre la forma como las investigaciones abordan las categorías de análisis. El estudio se estructura de siguiente forma: en primero lugar, se explica el abordaje metodológico, revisión integrativa y sus procesos. En un segundo lugar, se presentan los resultados de la recopilación de las tesis y disertaciones, seguida de los análisis y síntesis de los estudios seleccionados. Por último, las consideraciones finales.||Este estudo aborda a relação entre a educação escolar e os direitos indígenas no Brasil. Tem como objetivo analisar e sintetizar as teses e dissertações que versam sobre as categorias: educação escolar e direitos indígenas. Caracteriza-se como uma revisão integrativa, utilizando como base bibliográfica teses e dissertações do Banco de Dados de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Foram selecionadas doze pesquisas no período de 2008 a 2018, totalizando 10 anos de recorte temporal. Os resultados apresentam análises interpretativas sobre o modo como as pesquisas abordam as categorias de análise. O estudo está estruturado da seguinte forma: primeiramente, explica-se a abordagem metodológica, a revisão integrativa e seus processos. No segundo momento, apresentam-se os resultados do levantamento das teses e dissertações, seguidos das análises e sínteses dos estudos selecionados. Por último, constam as considerações finais.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Silva, Claudio Emidio | Furtado, Lucas Antunes
Data
4 de setembro de 2019
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9309 | 10.5335/rep.v26i3.9309
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Claudio Emidio Silva, Lucas Antunes Furtado | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 26 n. 3 (2019): JUSTIÇA SOCIAL E EDUCAÇÃO; 904-920 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares