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Metadados
Descrição
This article intends to understand Torquato Neto’s poetics stem from two different versions of a same poem (“vir ver ou/ vir”), emphasizing his singularity in the Brazilian poetry of the 1970’s. Beforehand, it seeks to observe a constitutive instability of Torquato’s work, evidenced by the lack of an individual book, on the one hand, and on other by his multifaceted practices – such as songwriter, journalist, photographer, actor, scriptwriter, etc. In spite of this versatility, however, it should consider that Torquato Neto always claims himself as poet (“mother of arts”), which obviously affects all other activities. Moreover, if Torquato’s constellation can be read as “unskilled new sensibility”, it’s also clear in his work the impact of Brazilian concrete poets due to their theoretical reflections and artistic achievements on 1950’s and 1960’s. Therefore, the unusual visuality of this poem (“vir ver ou/vir”) can enlighten the relationship between Torquato Neto and concretist premises, bringing implications for understand the own concrete poetry on 1970’s.||A partir de duas diferentes versões do poema “vir ver ou/vir”, este artigo propõe uma análise da poética de Torquato Neto, enfatizando sua singularidade dentro do panorama da poesia brasileira na década de 1970. Em primeiro lugar, se pretende observar o quanto a ausência de um livro autoral, organizado pelo próprio poeta, acabou reforçando certa instabilidade constitutiva de seu trabalho, cuja produção se dava por meio de diversas atuações – como letrista, jornalista, fotógrafo, ator, roteirista, etc. Por outro lado, apesar dessa multiplicidade, é preciso levar em consideração que o próprio Torquato sempre reivindicou a denominação de poeta (“mãe das artes”), o que obviamente baliza todas as outras atividades a partir dessa perspectiva específica. Assim, se Torquato pode mesmo ser entendido como um dos representantes de uma “nova sensibilidade dos não especializados”, sua constelação orbita em torno dos problemas formulados pelos outros poetas, em especial as reflexões teóricas e as realizações artísticas dos poetas concretos da década de 1950 e 1960. Nesse sentido, a curiosa visualidade de “vir ver ou/vir” pode iluminar, em muitos aspectos, a relação de Torquato com os postulados concretistas, trazendo consequências para uma compreensão mais aprofundada da própria poesia concreta no início dos anos 1970.
ISSN
1982-5935
Periódico
Autor
Nuernberger, Renan
Data
31 de agosto de 2020
Formato
Identificador
http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/25131 | 10.48075/rt.v14i2.25131
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Travessias; v. 14, n. 2 (2020); 24-36 | Travessias; v. 14, n. 2 (2020); 24-36 | Travessias; v. 14, n. 2 (2020); 24-36 | 1982-5935
Assuntos
Torquato Neto; concrete poetry; marginal poetry. | Torquato Neto; poesia concreta; poesia marginal
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion