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Semiotic analysis of the vocal behaviour in two recordings of the song “Sonhos”.||Análise semiótica do comportamento vocal em duas gravações de “Sonhos”||Análise semiótica do comportamento vocal em duas gravações de “Sonhos”
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Metadados
Descrição
This paperwork presents an analysis of vocal behavior in two different interpretations of the song called “Sonhos”, from the singer-songwriter Peninha. The first analysis was extracted from the recording performed by Peninha in 1977, which is the first record of the song. The second one was based on the interpretation performed by Caetano Veloso for a vinyl long play called “Cores, Nomes” from 1982. A preliminary analysis was done to identify links in the melody and lyrics as well, found in the internal nature of the song. For this matter, the theoretical reference used was “The Semiotics of Song”, a descriptive practice created by Luiz Tatit. Hereupon, a heedful listening of two phonograms was done and, an analysis of each interpretation was accomplished aiming to understand how the elucidation of the feelings inscribed in the song happens through each performer. In this purpose, it was employed the “Semiotic Analysis of Popular Song”, an analytical practice developed by Regina Machado hinged on studies about Musical Semiotics regarding the studies of voice elements. ||Este artigo apresenta uma análise do comportamento vocal em duas interpretações distintas da canção “Sonhos” do compositor Peninha. A primeira foi extraída do compacto gravado por Peninha em 1977, primeiro registro da canção. A segunda trata-se da versão de Caetano Veloso para o disco Cores, Nomes de 1982. Num primeiro momento foi desenvolvida uma análise cancional, na qual discorremos sobre os elos de melodia e letra no interior da canção, tendo como referencial teórico a Semiótica da Canção, prática descritiva desenvolvida por Luiz Tatit. Em seguida, a partir da escuta atenta dos dois fonogramas, foi realizada uma análise de cada uma das interpretações, com o intuito de compreender como se dá, através de cada intérprete, a explicitação dos sentidos inscritos na canção. Para tanto, nos utilizamos da Análise Semiótica do Canto Popular, prática analítica desenvolvida por Regina Machado a partir de estudos sobre a Semiótica da Canção em junção com estudos sobre os elementos da voz. ||Este artigo apresenta uma análise do comportamento vocal em duas interpretações distintas da canção “Sonhos” do compositor Peninha. A primeira foi extraída do compacto gravado por Peninha em 1977, primeiro registro da canção. A segunda trata-se da versão de Caetano Veloso para o disco Cores, Nomes de 1982. Num primeiro momento foi desenvolvida uma análise cancional, na qual discorremos sobre os elos de melodia e letra no interior da canção, tendo como referencial teórico a Semiótica da Canção, prática descritiva desenvolvida por Luiz Tatit. Em seguida, a partir da escuta atenta dos dois fonogramas, foi realizada uma análise de cada uma das interpretações, com o intuito de compreender como se dá, através de cada intérprete, a explicitação dos sentidos inscritos na canção. Para tanto, nos utilizamos da Análise Semiótica do Canto Popular, prática analítica desenvolvida por Regina Machado a partir de estudos sobre a Semiótica da Canção em junção com estudos sobre os elementos da voz.1
ISSN
1980-4016
Periódico
Autor
Machado, Regina | Abreu, Clenio de Moura
Data
6 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/127612 | 10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.127612
Idioma
Fonte
Estudos Semióticos; v. 12 n. 2 (2016); 29-37 | Estudos Semióticos; Vol. 12 No. 2 (2016); 29-37 | Estudos Semióticos; V. 12 N. 2 (2016); 29-37 | Estudos Semióticos; Vol. 12 Núm. 2 (2016); 29-37 | Estudos Semióticos; Bd. 12 Nr. 2 (2016); 29-37 | Estudos Semióticos; Vol. 12 No 2 (2016); 29-37 | 1980-4016
Assuntos
canção | comportamento vocal | sentido | canção | comportamento vocal | sentido | song | vocal performance | song semiotics
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion