-
Semiotics of art for the visually impaired||Semiótica da arte para deficientes visuais
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to analyze the visual accessibility resource available at the Museo Nacional de Artes Visuales (MNAV) in Montevideo, Uruguay. For this, a field research was carried out in the exhibition space, where the exhibitors, the paintings and the tactile panels were identified and delimited in their semiotic set. Specifically, the tactile panels function as sensitive interaction devices for visually impaired visitors. With three works belonging to the artistic heritage of the country, by Juan Manuel Blanes, Carlos Federico Sáez and Joaquín Torres García, a comparative analysis is proposed between the accessibility panels and the paintings themselves, taking into consideration preliminarily the peircean approach of firstness, secondness, thirdness and icon, index and symbol.||Este artigo tem como objetivo analisar o recurso de acessibilidade visual disponível no Museo Nacional de Artes Visuales (MNAV) de Montevidéu, Uruguai. Para tal, fez-se uma pesquisa de campo no espaço expositivo, onde foram identificados e delimitados em seu conjunto semiótico, os expositores, as pinturas e os painéis táteis. Especificamente os painéis táteis funcionam como dispositivos de interação sensível para os visitantes com deficiência visual. Tendo como recorte três obras pertencentes ao patrimônio artístico do país, de Juan Manuel Blanes, Carlos Federico Sáez e Joaquín Torres García, propõem-se um comparativo entre as placas de acessibilidade e as pinturas em si, levando em consideração preliminarmente, a abordagem peirciana sobre primeiridade, secundidade, terceiridade e ícone, índice e símbolo.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Parode, Fábio Pezzi | Pont, Silvia Froemming
Data
30 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/74105 | 10.22456/2357-9854.74105
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/74105/48092 | /*ref*/AUMONT, Jacques. A imagem. 16ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. | /*ref*/FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6ª ed. São Paulo: Blucher, 2011. | /*ref*/GRAU, Maria Eugenia. Texto curatorial da Exposição Colección MNAV. MNAV, 2016. | /*ref*/LIDWELL, William; HOLDEN, Kritina; BUTLER, Jill. Princípios universais do design. Porto Alegre: Bookman, 2010. | /*ref*/SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. | /*ref*/SANTAELLA, Lucia. A assinatura das coisas: Peirce e a literatura. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1992.
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 5, n. 1 (2018): Semiótica e Ensino de Artes Visuais | Revista GEARTE; v. 5, n. 1 (2018): Semiótica e Ensino de Artes Visuais | 2357-9854
Assuntos
Visual accessibility. Visual arts. Museo Nacional de Artes Visuales. Semiotics. | Artes Visuais; Inclusão; Deficiência Visual | Acessibilidade visual. Artes visuais. Museo Nacional de Artes Visuales. Semiótica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion