-
Séries literárias juvenis: autoria e circulação da cultura||Young adult novel series: Authorship and cultural movement
- Voltar
Metadados
Descrição
Observando o fenômeno da circulação cultural desde a edição brasileira, o artigo propõe uma reflexão sobre o estatuto da autoria nas séries literárias contemporâneas destinadas aos jovens. Estabelece como ilustrativa a carreira da escritora Paula Pimenta. A hipótese apresentada é a de que o regime de autoria literária estabelecida fora dos espaços de mediação crítica, dos prêmios e selos de recomendação para o uso nas escolas traz a mudança do paradigma nacional para o transnacional, a começar pelo engajamento e reconhecimento de amplas comunidades de leitores organizadas nas redes sociais. A visibilidade do escritor, que intervém no processo de criação, intriga e estrutura narrativa dos romances, do mesmo modo que a autonomia do leitor em escolher ilegitimamente seu livro e acompanhar por anos a fio as aventuras de heróis recorrentes, fora da escola, constitui um novo problema. O que está em jogo é a psicogênese de uma aprendizagem.Palavras-chave: circulação cultural, autoria literária, séries juvenis.||Observing the phenomenon of cultural movement since the onset of Brazilian publishing industry, the essay offers some ideas on the status of authorship in contemporary series books for young adults. It studies the case of the writer Paula Pimenta. The hypothesis put forward is that the literary authorship regime established far from critical mediation spaces, with no granted awards and seals for school use, changes the national paradigm for the transnational. It starts by commenting on the engagement and recognition of large communities of readers organized on social networks. New issues emerge in the creation process, plot and narrative structure of the novels, as well as regarding the autonomy of the readers in choosing illegitimately their book and in following, for years, far from the school system, the adventures of recurring heroes. What is at stake here is the psychogenesis of learning. Keywords: cultural movement, literary authorship, young adult series.
ISSN
2177-6229
Periódico
Autor
Leão, Andréa Borges
Data
3 de abril de 2017
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2017.53.1.06 | 10.4013/csu.2017.53.1.06
Idioma
Editor
Fonte
Ciências Sociais Unisinos; v. 53 n. 1 (2017): janeiro/abril; 57-65 | 2177-6229 | 1519-7050
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion