-
Short films and teaching narratives: problematizing racial difference and whiteness||Cortometrajes y narraciones docentes: discutiendo diferencia racial y blancura||Curtas metragens e narrativas docentes: problematizando diferença racial e branquitude
- Voltar
Metadados
Descrição
The main objective of the present study is to map and problematize speeches and representations recurrent about the racial difference and the whiteness in narrative interviews with teachers of basic education, from the provocations of two short films: Colors and bouts (Vicente, 2010) e and Can call me Nady (Cardoso, 2009), available in Youtube Channel. Highlights the importance of the use of movies in the tract of racial issues, from the approaches of Duarte (2000, 2002), Fabrís (2005, 2008), Fischer and Marcello (2011) and Militão (2013). The analysis are made in the theoretical perspective of Cultural Studies in Education, by the concepts of representation and identity, in authors such as Hall (2011, 2016) and Silva (2010, 2013) and the concept of whiteness in authors such as Piza (2000), Sovik (2009), Cardoso (2014) and Schucman (2014). Among the results of the analysis, stands out that the most recurrent representations produced and disseminated in the film narratives and problematized in the narrative interviews of teachers, were racialized representations marked by the speeches of racial democracy and miscegenation and mediated by the notions of whiteness. It is also pointed out that the film narratives contribute to intend and contest racialized representations and privileges of whiteness in ambit of the basic education and to problematize aesthetic eurocentric standards, particularly linked to hair, as a symbol of ethnic-racial identity.|| El objetivo principal del presente estudio es localizar y debatir discursos y representaciones recurrentes acerca de la diferencia racial y de la blancura en entrevistas narrativas con profesores de la educación básica, a partir de las provocaciones de dos cortometrajes: Colores y botas (Vicente, 2010) y Puede llamarme Nadi Cardoso, 2009), disponibles en el canal de Youtube. Se destáca la importancia del uso de películas en el tema de cuestiones raciales a partir de los enfoques de Duarte (2000, 2002), Fabrís (2005, 2008), Fischer y Marcello (2011) y Militão (2013). Los análisis son realizados en la perspectiva teórica de los Estudios Culturales en Educación, a partir de los conceptos de representación e identidad, en autores como Hall (2011, 2016) y Silva (2010, 2013) y del concepto de blancura, en autores como Piza (2000), Sovik (2009), Cardoso (2014) e Schucman (2014). Entre los resultados del análisis, resalta que las representaciones más frecuentes producidas y diseminadas en las narrativas fílmicas y discutidas en las entrevistas narrativas de docentes, fueron representaciones con un tinte racial marcadas por los discursos de la democracia racial y del mestizaje y también mediadas por las nociones de blancura. Destacando-se además, que las narrativas fílmicas contribuyen para presionar y contestar representaciones de tinte racial y privilegios de los blancos en el ámbito de la educación primaria y para discutir padrones estéticos eurocéntricos, vinculados particularmente al cabello, como símbolo de identidad étnico-racial.||O objetivo central do presente estudo é mapear e problematizar discursos e representações recorrentes acerca da diferença racial e da branquitude em entrevistas narrativas com professores da educação básica, a partir das provocações de dois curtas metragens: Cores e botas (Vicente, 2010) e Pode me chamar de Nadí (Cardoso, 2009), disponíveis no canal Youtube. Destaca-se a importância do uso de filmes no trato das questões raciais, a partir dos enfoques de Duarte (2000, 2002), Fabrís (2005, 2008), Fischer e Marcello (2011) e Militão (2013). As análises são realizadas na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação, a partir dos conceitos de representação e identidade, em autores como Hall (2011, 2016) e Silva (2000, 2010) e do conceito de branquitude, em autores como Piza (2000), Sovik (2009), Cardoso (2014) e Schucman (2014). Entre os resultados da análise, destaca-se que as representações mais recorrentes produzidas e disseminadas nas narrativas fílmicas e problematizadas nas entrevistas narrativas de docentes, foram representações racializadas marcadas pelos discursos da democracia racial e da mestiçagem e mediadas pelas noções de branquitude. Salienta-se ainda, que as narrativas fílmicas contribuem para tencionar e contestar representações racializadas e privilégios da branquitude no âmbito da educação básica e para problematizar padrões estéticos eurocêntricos, vinculados particularmente ao cabelo, como símbolo de identidade étnico-racial.
ISSN
2178-5198
Periódico
Autor
Zubaran, Maria Angélica | Cruz, Joice Mari Ferreira da
Data
5 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41846 | 10.4025/actascieduc.v42i1.41846
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Acta Scientiarum. Education | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Acta Scientiarum. Education; Vol 42 (2020): Publicação contínua; e41846 | Acta Scientiarum. Education; v. 42 (2020): Publicação contínua; e41846 | 2178-5201 | 2178-5198
Assuntos
racialized representations; white identity; teachers. | representaciones con tinte racial; identidad blanca; profesores. | representações racializadas; identidade branca; professores.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion