-
Sistemas de alerta precoce para estudantes em risco do Ensino Superior||Sistemas de Alerta Temprana para estudiantes en riesgo de abandono de la Educacion Superior||Early warning systems for students at risk of abandonment of higher education
- Voltar
Metadados
Descrição
La incorporacion masiva de estudiantes a la educacion superior en Latinoamerica conlleva el desafio, dada la gran presencia de estudiantes vulnerables, que derivan en una alta probabilidad de no finalizar sus estudios. Los avances en estrategias y acciones pro retencion, tras cuatro decadas de desarrollo teorico-practico de este ambito, han dado origen a sistemas de alerta temprana para identificarles oportunamente y adoptar medidas que reduzcan su riesgo de abandono. El texto, de caracter documental, se adentra en el marco de las crecientes iniciativas pro retencion, sistematizando algunos de sus avances como de los retos de la implementacion de estas iniciativas. ||A incorporação massiva de estudantes ao ensino superior na America Latina implica num desafio, devido à grande presenca de alunos vulneraveis, que tem uma alta probabilidade de nao terminarem seus estudos. Os avancos nas estrategias e acoes de retencao, apos quatro decadas de desenvolvimento teorico-praticos nessa area, geraram sistemas de alerta antecipado, objetivando detecta-los em tempo habil e adotar medidas que reduzam significativamente o risco de abandono. O texto, de natureza documental, entra no marco das crescentes iniciativas de retencao, sistematizando alguns de seus avancos como desafios da implementação dessas iniciativas.||The massive incorporation of students into higher education in Latin America implies a challenge, due to the large presence of vulnerable students, related to a high probability of not finishing their studies. The advances in strategies and actions for retention, after four decades of theoretical-practical development in this area, have generated early warning systems to detect these students in a timely manner and to adopt measures that significantly reduce their risk of abandonment. The text, of a documentary nature, goes into the framework of the growing initiatives for retention, systematizing some of its progress and the challenges of implementing these initiatives.
ISSN
1809-4465
Colaboradores
Texto constitutivo del Proyecto Observatorio Regional para la Calidad y Equidad de la Educacion Superior (ORACLE), financiado por el Programa ERASMUS+ de la Union Europea.
Abrangência
Americas | 40 últimos años | no corresponde
Autor
Donoso-Diaz, Sebastian | Neira, Tomas | Donoso, Gonzalo
Data
12 de setembro de 2018
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1494 | 10.1590/s0104-40362018002601494
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 944-967 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Educacion - Sociologia | Retencion de Estudiantes; Educacion Superior; Sistemas de Alerta Temprana | Retencao de estudantes; Ensino superior; Sistemas de alerta antecipado | Retention of Students; Higher Education; Early Warning Systems
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion