-
Size matters||Tamanho é documento
- Voltar
Metadados
Descrição
This text, published on journal Critical Inquiry, in 2000, addresses the relations between Minimalism and contemporary art. The author suggests the analysis of what he understands as a rhetoric of Minimalist Art, linked to an ideology of space and shape purity and to a notion of transcendence that meets its antecessors, partly, in Puritanism. Morris investigates how this discourse, allied to a social context and to a configuration of public space in which prevails the idea of life as a lifestyle, contributes so that the artistic production and the museums’ and art institutes’ actions, especially as of the nineties, get increasingly closer to the notion of art as entertainment.||Este texto, publicado na revista Critical Inquiry, em 2000, aborda as relações entre o Minimalismo e a arte contemporânea. O autor propõe a análise daquilo que entende como uma retórica da Arte Minimalista, vinculada a uma ideologia da pureza do espaço e da forma e a uma noção de transcendência que encontram seus antecedentes, em parte, no Puritanismo. Morris investiga como esse discurso, articulado a um contexto social e a uma configuração dos espaços públicos nos quais predomina a ideia da vida como lifestyle, contribui para que a produção artística e a atuação dos museus e instituições de arte, a partir sobretudo dos anos 1990, se aproximem cada vez mais da noção de arte enquanto entretenimento.
ISSN
1678-5320
Periódico
Autor
Morris, Robert
Data
19 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/140397 | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.140397
Idioma
Fonte
ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 209-224 | ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 209-224 | ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 209-224 | 2178-0447 | 1678-5320
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion