Descrição
This paper deals with photography in the history of the São Paulo Museum of Art (MASP) with an emphasis on Otto Stupakoff's photographs deposited in the Pirelli/MASP Collection. Herein, I discuss the insertion in this collection of photos that first have a focus other than the Museological. A survey was made on the context and specificity of Stupakoff’s images production, establishing a parallel between the photo’s first purpose and the parameters and criteria used for incorporating them into collections ofart museums. Based on arguments about authoral particularities in Stupakoff's photograph, the museological value given to these images was considered.||O presente artigo trata da fotografia na história do Museu de Arte de São Paulo (MASP) com ênfase nas fotografias de Otto Stupakoff depositadas na Coleção Pirelli/MASP. Aqui se discute a inserção, nesta coleção, de fotos que tenham primeiramente um viés outro que não o museológico. Foi realizado um levantamento sobre o contexto e a especificidade de produção das imagens de Stupakoff estabelecendo um paralelo entre sua finalidade primeira e os parâmetros e critérios utilizados para a incorporação delas em coleções de museus de arte. Tecendo argumentos sobre particularidades autorais na fotografia de Stupakoff, procurou-se entender o valor museológico dado a essas imagens.