Descrição
The article presents the results of an ethnography of the communication processes present in a soccer crowd, the barra brava Camisa 33, from Clube do Remo, in Belém-PA. Based on a proposition of dialogue between Anthropology and Communication, we sought to understand the intersubjective processes (Schutz, 1978, 2012) expressed by the affections and sensibilities experienced by the fans and shown in social forms (Simmel, 1999, 2006). We sought to carry out an analysis of the sociocultural communicative processes in order to understand the social construction of sensibilities and the production of sensitive meanings that involve team fans.||O artigo apresenta os resultados de uma etnografia dos processos comunicacionais presentes numa torcida de futebol, a barra brava Camisa 33, do Clube do Remo, de Belém-PA. A partir de uma proposição de diálogo entre Antropologia e Comunicação, baseando-se nos estudos de Alfred Schutz e Georg Simmel, buscou-se compreender os processos intersubjetivos manifestos por meio dos afetos e sensibilidades experienciados pela torcida e expressos por meio de formas sociais. Buscou-se realizar uma análise dos processos socioculturais comunicativos com o objetivo de compreender a construção social das sensibilidades e a produção de sentidos sensíveis que envolvem os torcedores da equipe.