-
Sociologia Digital: apontamentos teórico-metodológicos para uma analítica das mídias digitais||Digital Sociology: Theoretical-methodological notes for a digital media analysis
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo apresenta um conjunto de proposições teórico-metodológicas formulado no campo da Sociologia Digital para tratar das relações digitalmente mediadas. O texto é um estímulo ao debate entre pesquisadores e pesquisadoras das mais variadas áreas de produção de conhecimento que refletem o advento e a consolidação das tecnologias digitais do ponto de vista de sua modelagem social. Dessa forma, trata-se de uma retomada das questões históricas, sociais e econômicas que fundam as relações digitalmente mediadas e que apontam desafios para a pesquisa social contemporânea. O artigo está estruturado em três partes, nas quais tratamos de momentos específico das tecnologias e das ferramentas analíticas desenvolvidas para pensá-las. Inicialmente, traçamos um panorama histórico do surgimento das mídias digitais, em seguida, apresentamos as características da conexão em rede e as implicações das relações e interações digitalmente mediadas para a pesquisa social. O artigo procura evidenciar como, desde que chegou ao mercado, a web – ou a interface comercial da internet – ganhou novos recursos que permitiram o desenvolvimento de novas funcionalidades que se refletem no tratamento dado ao tema. Por fim, tratamos dos debates contemporâneos da Sociologia Digital, apresentando as especificidades e os atuais desafios que se colocam a esse campo de estudos.Palavras-chave: mídias digitais, internet, serviços de redes sociais, sociologia digital.||The article presents a set of theoretical-methodological propositions formulated in the field of Digital Sociology to deal with digital mediated relations. The text is a stimulus to the debate between researchers of the most varied areas of knowledge production that reflect the advent and consolidation of digital technologies from the point of view of their social modeling. In this way, it is a resumption of the historical, social, and economic issues that mark the relations digitally mediated and that present challenges for contemporary social research. The article is structured in three parts, in which we deal with specific moments of the technologies and the analytical tools developed to think them. Initially, we draw a historical panorama of the rise of digital media, then we present the characteristics of the network connection and the implications of relations and interactions digitally mediated for social research. The article tries to show how, since it came to the market, the Web – or commercial Internet interface – has gained new features that allowed the development of new functionalities that are reflected in the treatment given to the theme. Finally, we deal with the contemporary debates of Digital Sociology, presenting the specificities and the current challenges that are placed in this field of studies.Keywords: digital media, internet, social networking services, digital sociology.
ISSN
2177-6229
Periódico
Autor
Padilha, Felipe | Facioli, Lara
Data
30 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2018.54.3.03 | 10.4013/csu.2018.54.3.03
Idioma
Editor
Fonte
Ciências Sociais Unisinos; v. 54 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 305-316 | 2177-6229 | 1519-7050
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion