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Space production and city fragmentation: shopping malls in non-metropolitan areas||PRODUZINDO LOCALIZAÇÕES E FRAGMENTANDO A CIDADE: SHOPPING CENTERS EM ESPAÇOS NÃO METROPOLITANOS
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Metadados
Descrição
The relationships between space and time are of formative importance to the comparition proposed in this work, between two brazilian shopping malls: Boulevard Londrina Shopping and Shopping Iguatemi Ribeirão. They were chosen due to their clear similarities, such as having both opened in 2013 and being targeted to upper and middle class customers, but also for their different locations: nearly central and in the outskirts of town, respectively, which are revealing of the capacity of shopping malls to adapt to any place, and create new spaces. Thus, based on contradictory characteristics such as homogeneity and heterogeneity, connection and disconnection, liberty and restraint, shopping malls have been expanding their capacity to stimulate the process of sociospatial fragmentation in middle cities. New strategies have been employed with the aid of great investors such as the Sonae Sierra group and the Iguatemi chain, in order to create complex new spaces in cities, which are not limited to the shopping malls, but begin with them.||As relações entre espaço e tempo são estruturantes da comparação proposta entre o Boulevard Londrina Shopping e o Shopping Iguatemi Ribeirão, cuja escolha se deveu a semelhanças evidentes, como a inauguração em 2013 e o direcionamento para consumidores de segmentos de classe média e elite, mas também às diferentes localizações, pericentral e periférica, respectivamente, reveladoras da capacidade do shopping center de instalar-se em qualquer lugar e de criar localizações. Assim, com base em características contraditórias, como homogeneidade e heterogeneidade, conexão e desconexão, liberdade e controle, os shopping centers vêm ampliando sua capacidade de estimular o processo de fragmentação socioespacial em cidades médias. Para criar localizações, empregam novas estratégias que só são possíveis em função da atração de grandes investidores, como o grupo Sonae Sierra e a rede Iguatemi, interessados no lançamento de grandes complexos que vão além dos shopping centers, mas estruturam-se a partir deles.
ISSN
2446-9696
Periódico
Colaboradores
FAPESP
Autor
Góes, Eda Maria
Data
29 de dezembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 3, n. 2 (2017): JUL/DEZ; 9-26 | 2446-9696
Assuntos
Shopping mall; sociospatial fragmentation; middle cities; Londrina (PR, Brazil); Ribeirão Preto (SP, Brazil). | Shopping Center; Fragmentação Socioespacial; Cidades Médias; Londrina (PR); Ribeirão Preto (SP).
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion