-
Spectrophonics in Nathalie Sarraute’s theater||Espectrofonias no teatro de Nathalie Sarraute
- Voltar
Metadados
Descrição
This essay aims to analyze how part of the theater of Nathalie Sarraute can be read as a “spectropoetic”, that is, conceived as a way of working the spectral element in its compositions by means of sound procedure. Guided by sonorous fragmentation, polyphony, vocal and figural duplication, Sarraute's pieces would have as a common feature the emphasis on the auditory dimension and on the acoustic universe of the operations characteristics of sound media, which would result in the creation of zones of tension between temporality and spatiality, sound matter of words and image. Beyond the semantic layer, the voice is thought not only through of the shock force of a material object, but also as the place of an absence that in it becomes a presence. These “spectropoetics” then would be configured as vocal experimentations and listening exercises marked by a lacunar trait, by reduplications and resonances that would characterize the indetermination of absence-presence as a privileged formal procedure of this dramaturgy.||Este ensaio busca analisar de que modo parte do teatro de Nathalie Sarraute pode ser lido como uma espectropoética, isto é, concebido como modo de trabalhar o elemento espectral em suas composições via procedimentos sonoros específicos. Pautadas pela fragmentação sonora, pela polifonia, pela duplicação vocal e figural, as peças de Sarraute teriam como traço comum a ênfase na dimensão auditiva e no universo acústico das operações características de meios sonoros, o que resultaria na criação de zonas de tensão entre temporalidade e espacialidade, matéria sonora das palavras e imagem. Para além da camada semântica, aqui a voz é pensada não apenas com a força de choque de um objeto material, mas também como o lugar de uma ausência que, nela, se transforma em presença. Estas espectropoéticas se configurariam então como exercícios de experimentação vocal e de escuta marcados por traço lacunar, por reduplicações e ressonâncias que caracterizariam a indeterminação da ausência-presença como procedimento formal privilegiado desta dramaturgia.
ISSN
1807-5002
Periódico
Autor
Reis, Diego dos Santos
Data
29 de junho de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2018n25p104 | 10.5007/2176-8552.2018n25p104
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 outra travessia
Fonte
outra travessia; n. 25 (2018): Poesia, prosa e teatralidades da linguagem: limes e limens; 104-114 | 2176-8552 | 1807-5002
Assuntos
Nathalie Sarraute | Dramaturgia | Poéticas da Cena | Nathalie Sarraute | Dramaturgy | Poetics of the scene
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion