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Storytelling and its contributions to children’s interaction and linguistic development||A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança
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Metadados
Descrição
Telling, listening and retelling stories serve several purposes, especially the intellectual, psychological, linguistic and cultural formation of the human being. This article deals with storytelling, above all, as a strategy favorable to the interactions and the linguistic development of the child. It aims to understand how storytelling enables interactions and children's linguistic development, highlighting its importance in school practices. The research was carried out in four classes of 1st year of elementary school I of a public school in the city of São Miguel/RN. It is based on the assumptions of qualitative research and is characterized as field research. Semi-structured interviews with the four teachers were used as an instrument, as well as the non-participant observation of four storytelling sessions in the form of theater, developed in the classes by the Walking Library and Literature in Schools Program - BALE Micaelense, an extension program at the State University of Rio Grande do Norte that aims to stimulate the taste and pleasure of reading. The results indicate that storytelling contributes significantly to the process of interaction and development of children's linguistic competence, in addition to arousing the imagination through the ability to listen, participate, retell and express. We conclude that this art is, therefore, an important strategy of mediation and stimulation in the face of the children's educational process.
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Contar, ouvir e recontar histórias serve a diversos propósitos, especialmente à formação intelectual, psicológica, linguística e cultural do ser humano. Este artigo versa sobre a contação de histórias, sobretudo, como uma estratégia favorável às interações e ao desenvolvimento linguístico da criança. Tem como objetivo compreender como a contação de histórias viabiliza interações e o desenvolvimento linguístico das crianças, evidenciando sua importância nas práticas escolares. A pesquisa foi realizada em quatro turmas de 1o ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Miguel-RN. Baseia-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e caracteriza-se como pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento entrevistas semi-estruturadas com as quatro professoras, bem como a observação não participante de quatro sessões de contações de histórias em forma de teatro, desenvolvidas nas referidas turmas pelo Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE Micaelense, um Programa de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte que visa estimular o gosto e o prazer pela leitura. Os resultados indicam que a contação de histórias contribui de forma significativa para o processo de interação e desenvolvimento da competência linguística das crianças, além de despertar a imaginação criadora através da capacidade de ouvir, participar, recontar e se expressar. Conclui-se que esta arte configura-se, portanto, uma importante estratégia de mediação e estímulo frente ao processo formativo das crianças.
ISSN
2317-7853
Autor
de Sousa Melo, Acreciana | Alves Dias, Adelaide | Pessoa Sampaio, Maria Lúcia | Queiroz Rêgo, Raimunda
Data
24 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11161 | 10.34024/olhares.2020.v8.11161
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Acreciana de Sousa Melo de Sousa Melo, Adelaide Alves Dias
Fonte
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 8 n. 3 (2020): Revista Olhares - REVISTA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UNIFESP; 1-18 | 2317-7853
Assuntos
Storytelling | Interaction | Linguistic development | Contação de histórias | Interação | Desenvolvimento linguistico
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion