-
Student satisfaction evaluation through the Gradual Response Model of Item Response Theory||Evaluacion de satisfaccion de alumnos a traves del Modelo de Respuesta Gradual de la Teoria de Respuesta al Item||Avaliação da satisfação de alunos por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this study was to use the Item Response Theory (IRT) as a tool to assess the satisfaction of students of the Basic and General Statistics course at the Federal University of Santa Maria (UFSM). Through the application of the Graded Response Model (GRM), a measurement scale for satisfaction was created, where the items of satisfaction and the respondents were positioned in the same unit of measure. The results showed that the GRM of the IRT was suitable for the analysis of data, allowing the identification of problematic items, the construction of a scale for student satisfaction, and the identification of anchor levels. The findings will allow the staff responsible for the teaching of Statistics at the institution to identify how procedures can be improved so that teaching becomes increasingly satisfactory.||El objetivo de este estudio fue utilizar la Teoria de Respuesta al Item (TRI) como una herramienta para la evaluacion de satisfaccion de los alumnos de las asignaturas de Estadistica basica y Estadistica general de la Universidad Federal de Santa Maria (UFSM). Se aplico el Modelo de Respuesta Gradual (MRG) a traves del cual se creo una escala de medida de satisfaccion, donde los
items de satisfaccion junto con los encuestados se colocaron en la misma unidad de medida. Los resultados mostraron que el MRG del TRI eran adecuados para el analisis de los datos, permitiendo la identificacion de items problematicos, la construcción de una escala de satisfaccion de alumnos y la identificacion de niveles ancorados. Los resultados permitiran que los responsables de la enseñanza de estadistica en la institucion puedan identificar los procedimientos mas adecuados para que la enseñanza sea cada vez mas satisfactoria.||O objetivo deste estudo foi utilizar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como ferramenta para a avaliação da satisfação dos alunos das disciplinas de Estatistica Basica e Estatistica Geral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi aplicado o Modelo de Resposta Gradual (MRG), por meio do qual foi criada uma escala de medida para a satisfação, em que foram posicionados os itens de satisfação e os respondentes, numa mesma unidade de medida. Os resultados mostraram que
MRG da TRI foi adequado para a analise dos dados, permitindo a identificação de itens problematicos, a construção de uma escala para a satisfação dos alunos e a identificação de niveis âncoras. Os achados irao permitir que os responsaveis pelo ensino da Estatistica na instituicao possam identificar em que e possivel melhorar os procedimentos para que tal ensino seja cada vez mais satisfatorio.
ISSN
1809-4465
Autor
Junior, Fernando de Jesus Moreira | Zanella, Andreia | Lopes, Luis Felipe Dias | Seidel, Enio Júnior
Data
19 de janeiro de 2015
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 23, n. 86 (2015): Revista Ensaio Jan./Mar.; 129-158 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Teoria de Respuesta al Item; Modelo de Respuesta Gradual; Evaluacion de satisfaccion; Alumnos | Teoria da Resposta ao Item; Modelo de Resposta Gradual; Avaliação da satisfação; Alunos | Item Response Theory; Gradual Response Model; Satisfaction Evaluation; Students
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion