-
Studies on Family-School Relationship in Brazil: a systematic review||Los estudios sobre la Relación Familia-Escuela en Brasil: una revisión sistemática||Os estudos sobre a Relação Família-Escola no Brasil: uma revisão sistemática
- Voltar
Metadados
Descrição
Family-School Relationship has been attracting the interest of many researchers nowadays, as evidence shows that a well-established relationship predicts health index. In Brazil, some gaps are perceived when addressing this issue, which motivated the present study. The aim of this paper, therefore, was to know the state of the art of “Family-School Relationship” in our country, from a systematic literature review. The survey resulted in 31 articles that were analyzed from methodological and thematic perspectives. The articles reflected the inherent complexity of the topic, as well as the methods available to access it. Some studies denoted some difficulties in defining the object of research. It is concluded that the academic literature on the topic in Brazil is currently diagnosing the difficulties and pointing out the need of new intervention proposals for optimization, but there are no advances yet considering practical proposals to foster an effective partnership between school and families.||La Relación Familia-Escuela ha atraído intereses de muchos investigadores actualmente, pues estas evidencias demuestran que esta relación, cuando bien establecida, es beneficiosa a la salud. En Brasil, existen vacíos en el conocimiento de esta temática, que motivó la realización de este estúdio. O objetivo deste estúdio, por lo tanto, era conocer el estado del arte de la “Relación Familia-Escuela” en nuestro país, a partir de una revisión sistemática de la literatura. Se encontraron 31 artículos en el levantamento, que fueron analizados sobre el punto de vista metodológico y temático. Los artículos parecen reflejar la complexidad inherente sobre la temática, así como las metodologías disponibles para acceder al problema. Algunos denotan con cierta dificultad la delimitación del objeto de investigación. La producción académica de este tema en Brasil se encuentra en un momento de diagnóstico de las dificultades y constatación de la necesidad de propuestas de intervención para la optimización, pero aún no se ven avanzos con la relación de propuestas prácticas que busquen trabajar en pro de una alianza entre escuelas y familias.||A Relação Família-Escola tem atraído interesse de muitos pesquisadores, pois quando bem estabelecida previne comportamentos disfuncionais. No Brasil, percebem-se algumas lacunas na abordagem desta temática, o que motivoua realização deste estudo. O objetivo deste trabalho, portanto, foi conhecer o estado da arte do tema “Relação Família-Escola” em nosso país a partir de uma revisão sistemática da literatura. O levantamento resultou em 31 artigos que foram analisados sob o ponto de vista metodológico e temático. Os artigos refletem a complexidade inerente à temática, assim como as metodologias disponíveis para aceder a ela. Alguns denotam certa dificuldade de delimitação do objeto de pesquisa. Conclui-se que a produção acadêmica sobre o tema no Brasil encontra-se em momento de diagnóstico de dificuldades e constatação da necessidade de propostas de intervenção para otimização, mas ainda não se percebem avanços quanto à proposições práticas que fomentem uma parceria efetiva entre escola e famílias.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
Saraiva-Junges, Lisiane Alvim | Wagner, Adriana
Data
31 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/21333 | 10.15448/1981-2582.2016.s.21333
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Educação
Fonte
Educação; Vol 39, No esp. (supl.): Dossier - Interdisciplinary Theoretical-methodological Insights on Intervention; s114-s124 | Educação; Vol 39, No esp. (supl.): Dosier - Entendimientos Interdisciplinarios Ieóricos y Metodológicos de la intervención; s114-s124 | Educação; v. 39, n. esp. (supl.): Dossiê - Compreensões Interdisciplinares Teórico-metodológicas sobre Intervenção; s114-s124 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2016.s
Assuntos
Familly-School Relationship. Systematic review. Brasilian literature. | Relación Familia-Escuela. Revisión sistemática. Literatura brasileña. | Relação Família-Escola. Revisão sistemática. Literatura brasileira.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pessoa e Educação