-
Sub-citizenship and unequal modernization in Conceição Evaristo’s Becos da memória||Subcidadania e modernização desigual em Becos da memória, de Conceição Evaristo
- Voltar
Metadados
Descrição
In a decentered and collective poetic, Conceição Evaristo narrates the bitterness of exclusionary Brazilian modernization process, directly linked to slavery cleavage that exceeds the Slavery Abolition (1888). Under strong capital speculation, configured in urbanizing impulse (understood as “sanitary”), we see a shantytown dismantling occurring in a central high-value area of Belo Horizonte. The collective figuration that emerges in Becos da memória points to the modern transformation of domination, which is no longer personal and direct, and passes to the effectiveness of its liberal exercise, an efficacy that appears to be rationally justified. To analyze the formal arrangements used by Evaristo in contemporary literary scene, this article will discuss some fictional production characteristics of Luiz Ruffato, especially his novel in fragments Eles eram muitos cavalos. The comparative analysis purpose seeks to show continuities and differences in the working classes representation of the projects undertaken by these authors. In the case that the analysis is successful, the formal choices that were outlined should themselves highlight the diversity in the range of possible poetic directions when dealing with such demanding referential dynamics.||Em uma poética descentrada, coletiva, Conceição Evaristo narra as agruras do processo brasileiro de modernização excludente diretamente tributário da clivagem escravagista que ultrapassa a Abolição em 1888. Sob forte especulação do capital, travestido em ímpeto urbanizador (dir-se-ia “sanitário”), vê-se o desmonte de uma favela, situada em zona nobre e central, de Belo Horizonte. A figuração coletiva que emerge em Becos da memória aponta para as transformações modernas da dominação, que deixa de ser direta e pessoal e passa à eficácia, como se racionalmente fundamentada, de seu exercício liberal. Para uma análise que situe os expedientes formais utilizados por Evaristo dentro da série literária contemporânea, serão abordadas algumas características da produção ficcional de Luiz Ruffato, principalmente de seu romance em fragmentos Eles eram muitos cavalos. A comparação busca apontar continuidades e diferenças nos projetos de representação das classes populares empreendidos pelos autores. Caso a análise logre êxito, as escolhas formais destacadas devem iluminar em si a diversidade de encaminhamentos poéticos possíveis ao tratamento de tão exigente dinâmica referencial.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Delgado, Gabriel Estides
Data
21 de maio de 2015
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2015v20n1p15 | 10.5007/2175-7917.2015v20n1p15
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Gabriel Estides Delgado
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 20 No. 1 (2015); 15-31 | Anuário de Literatura; v. 20 n. 1 (2015); 15-31 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Becos da memória | Conceição Evaristo | Literatura afro-brasileira contemporânea | Literatura brasileira contemporânea | Becos da memória | Conceição Evaristo | Afro-Brazilian contemporary literature | Contemporary Brazilian literature
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion