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Subjetividade e Objetividade: as decisões nos processos de conservação e restauração dos bens culturais
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Metadados
Descrição
A história da conservação e restauração vem demonstrando que o conservador e o restaurador, como sujeitos nos processos de intervenção em bens culturais, utilizaram-se nas últimas décadas de conhecimentos científicos, estéticos, históricos, culturais, sociológicos, etc., de forma a relacionar-se mais proficuamente com os bens culturais para se chegar a um tratamento mais adequado. Por essas razões, a presente Tese tem como objetivo refletir sobre a subjetividade e a objetividade no âmbito dos processos de conservação e restauração do patrimônio cultural, analisando as significâncias da subjetividade, orientados pela teoria e prática, onde as sínteses das contradições do campo buscam, por um lado a perpetuação do racionalismo, por meio dos métodos de análise científica, aportados nas ciências exatas, e, por outro, o entendimento dos sistemas processuais dos aspectos socioculturais, pelo viés das ciências humanas e sociais, caminhando para o desenvolvimento de um discurso contraditório e complexo no curso da própria história do campo. Entre as influências buscar-se-á o ancoradouro teórico nas proposições de Salvador Muñoz Viñas, autor da Teoria Contemporánea de la Restauración, que despertou para essa problemática, reconhecendo formalmente as questões como a subjetividade nos processos de tratamento dos objetos, refletindo uma lógica de mudança no campo, identificando que não há conservação e restauração sem que os sujeitos estejam presentes, exercitando seu pensamento critico e confrontando novos sentidos sob a perspectiva dos aspectos do espaço social dentro dos quais atuam. Dando sequência a argumentação proposta, serão apresentadas como exemplos práticos as ações de conservação e restauração empreendidas pelo Museu Imperial/IBRAM.
ISSN
1984-3917
Periódico
Autor
Eliane Marchesini Zanatta
Data
22 de agosto de 2017
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Declaro que o trabalho de minha autoria enviado à revista Museologia e Patrimônio respeita a legislação vigente sobre direitos autorais, arcando com toda responsabilidade quanto ao descumprimento da referida lei.
E autorizo a publicação de meu trabalho, acatando as políticas e normas editoriais da revista Museologia e Patrimônio .
Fonte
Museologia e Patrimônio; Vol. 10, No 2 (2017); 327 - 328
Assuntos
Museologia. Patrimônio. Conservação. Restauração. Subjetividade. Objetividade.
Tipo
Artigo Avaliado por Pares