-
Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios
- Voltar
Metadados
Descrição
Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu.||Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu.
ISSN
2318-1729
Periódico
Autor
Mendes Braga, Jezulino Lúcio
Data
13 de setembro de 2017
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10984 | 10.26512/hh.v5i9.10984
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 JEZULINO LÚCIO MENDES BRAGA
Fonte
história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-85 | História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 57-85 | 2318-1729
Assuntos
Museu | Experiência | Ensino de história
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion