-
Surdez: um território de fronteiras
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto apresenta uma discussão quanto à “centralidade da cultura” e sua importância nas problematizações cotidianas de grupos culturais na busca do reconhecimento de suas diferenças. Nesse sentido, pretendemos abordar a constituição da “essencialidade” de uma cultura surda com a tentativa de apresentarmos um deslocamento dessa “pureza cultural” para um território híbrido e de fronteira. Para a construção deste texto vamos nos valer de autores que se aproximam do campo dos estudos culturais e de uma perspectiva pós-estruturalista. Quando nos propomos a trabalhar a surdez a partir desta perspectiva, é necessário rompermos com a busca de uma “pureza cultural”, da “essência cultural”. Propomos um distanciamento da indagação: “o que é mesmo a cultura surda?” nos interessando, sim, pelas condições de possibilidade de diferentes nuances de culturas surdas. Procuramos trazer à discussão os discursos dos movimentos das comunidades surdas em favor do reconhecimento das suas diferenças e especificidades culturais, considerando importante problematizá-los e localizá-los em “territórios contestados”, em que as culturas e as identidades não são fixas, mas sim móveis, fragmentadas e híbridas. Propomos pensar a problematização de uma identidade surda, de um essencialismo ou mesmo de uma autenticidade a ser definida, para então pensarmos em cenários onde os discursos da surdez são levados a cena, e onde à constituição de ser surdo deve ser entendido como uma contingência histórica e cultural.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Klein, Madalena | Lunardi, Márcia Lise
Data
13 de novembro de 2008
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/787 | 10.20396/etd.v7i2.787
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 14-23 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 14-23 | ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 2 (2006): Número Temático: Educação de Surdos e Língua de Sinais; 14-23 | 1676-2592
Assuntos
Identidades culturais. Culturas surdas. Discursos. Movimentos surdos. | Identidades culturais | Culturas surdas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa bibliográfica