Descrição
The article intends to point out through the recent media productions symbolic figures and narrative forms articulated around the increasing exploitation of poverty and of the social exclusion. Based on the relevance that media assumes in the comtemporary society, into the legitimization and circulation of speeches – which command new ways of seeing and acting in the world –, the article presents a comparative analysis between the films Cidade de Deus and Uma onda no ar, both launched in 2002 and representative of a kind of remembrance of themes and forms discussed in recent audiovisual products.||El artículo busca señalar, en producciones mediáticas recientes, figuraciones simbólicas y formas narrativas articuladas acerca de la creciente explotación de la pobreza y la exclusión social. Tomando como base la relevancia que los medios asumen en la sociedad contemporánea, en la legitimación y circulación de discursos – los que ordenan nuestras formas de ver y actuar en el mundo –, se presenta un análisis comparativo entre las películas Cidade de Deus y Uma onda no ar, ambos lanzados en 2002 y representativos de cierta recurrencia de temas y formas abordadas en productos audiovisuales recientes.||O artigo busca apontar, em produções midiáticas recentes, figurações simbólicas e formas narrativas articuladas em torno da crescente exploração da pobreza e da exclusão social. Tomando como base a relevância que a mídia assume, na sociedade contemporânea, na legitimação e circulação de discursos – os quais ordenam nossas formas de ver e agir no mundo –, apresenta-se uma análise comparativa entre os filmes Cidade de Deus e Uma onda no ar, ambos lançados em 2002 e representativos de uma certa recorrência de temas e formas abordadas em produtos audiovisuais recentes.