-
Teacher Training for Dance Studies: Insights into a Continuing Education Course||A formação do professor para a dança: reflexões sobre um curso de formação continuada
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this article is to provide insights into continuing education in dance for teachers. From this perspective, we developed the Poéticas da Dança na Educação Básica (Poetics of Dance in Primary and Secondary Education) project, which offers a continuing education course for teachers in the areas of physical education, pedagogy and dance. In it, in addition to knowledge of art and dance, we proposed the development of projects that were applied in the school context. Here we take a specific look at the subproject called O Corpo Inventa História (The Body Invents History), designed for dance activities with young children. We discuss the theoretical and practical assumptions that involve the design and execution of the subproject, including the reflective practitioner who builds his knowledge in relation to action, reflection and action (Schön, 1992) and the knowledge of experience (Larrosa, 2002), updated by Godoy (2013) to knowledge of dance. Then we will consider the practices adopted and performed.||O objetivo desse artigo é refletir sobre a formação continuada de professores para a dança. Nessa perspectiva, desenvolvemos o projeto Poéticas da Dança na Educação Básica, no qual oferecemos um curso de formação continuada para professores das áreas de Educação Física, Pedagogia e Dança, em que além dos conhecimentos em arte e dança, propusemos a elaboração de projetos que foram aplicados no contexto escolar. Aqui lançamos um olhar específico para o subprojeto que se voltou para o trabalho de dança com crianças pequenas, denominado O Corpo Inventa História. Discutimos as premissas teórico-práticas que envolvem a concepção e execução do subprojeto, entre os quais, o professor reflexivo que constrói seu saber na relação com a ação, reflexão e volta à ação (Schön, 1992) os saberes da experiência (Larrosa, 2002), atualizados para saberes em dança por Godoy (2013). Para então tecer considerações sobre práticas realizadas.
ISSN
2357-9978
Periódico
Autor
Andrade, Carolina Romano de | Godoy, Kathya Maria Ayres de
Data
13 de agosto de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/9539 | 10.36025/arj.v4i1.9539
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Carolina Romano de Andrade, Kathya Maria Ayres de Godoy | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/
Fonte
Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; Vol 4 No 1 (2017): Multidisciplinary Perspectives in the Field of Art; Articles; 114-140 | ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes; v. 4 n. 1 (2017): Perspectivas Multidisciplinares no Campo da Arte; Artigos; 114-140 | 2357-9978 | 10.36025/arj.v4i1
Assuntos
Dance | Education | Training | Teachers | Projects. | Dança. Educação. Formação. Professores. Projetos.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Peer-reviewed article | Avaliado pelos pares