-
Teacher´s training and curriculum: questions for debate||Formación de profesores y currículo: cuestiones en debate||Formação de professores e currículo: questões em debate
- Voltar
Metadados
Descrição
This article provides a theoretical analysis of the initial teacher training and its relationship with the curriculum. Based on the arguments raised, we seek to configure a conception of quality in school and in teacher training, analyzing the initial training comprehensively, in order to avoid partialities and fractions. As conclusions, it is pointed out that this training cannot be seen only as a practical activity, based on instrumental rationality, but as an intellectual activity, guided by the conscious exercise of criticism and by a humanist posture.||Este artículo proporciona un análisis teórico de la formación inicial del profesorado y su relación con el currículo. Con base en los argumentos planteados, se busca configurar una concepción de calidad en la escuela y en la formación del profesorado, analizando la formación inicial de forma exhaustiva, a fin de evitar parcialidades y fracciones. Como conclusiones, se señala que este entrenamiento no puede verse solo como una actividad práctica, basada en la racionalidad instrumental, sino como una actividad intelectual, guiada por el ejercicio consciente de la crítica y por una postura humanista.||O presente artigo traz uma análise teórica sobre a formação inicial docente e suas relações com o currículo. Busca-se, a partir dos argumentos levantados, configurar uma concepção de qualidade na escola e na formação docente, analisando a formação inicial de modo abrangente, para que se evitem parcialidades e fracionamentos. Como conclusões, aponta-se que essa formação não pode ser vista apenas como uma atividade prática, baseada na racionalidade instrumental, mas como atividade intelectual, pautada pelo exercício consciente da crítica e por uma postura humanista.
ISSN
1809-4465
Colaboradores
CNPq
Autor
Moreira, Antonio Flavio Barbosa
Data
28 de janeiro de 2021
Identificador
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2992 | 10.1590/s0104-40362020002802992
Editor
Relação
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2992/1327 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2992/1328 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2992/1329 | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/2992/420
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 110 (2021): Revista Ensaio Jan./Mar.; 35-50 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Teacher training; Curriculum; Humanism | Formación de Profesores; Currículo; Humanismo | Formação de professores; Currículo; Humanismo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion