-
Teaching and their knowledge: value of testimony for the education||La docencia y sus saberes: el valor del testimonio para la enseñanza||A docência e seus saberes: o valor do testemunho para o ensino
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper investigates how the formation process of teaching perceives the knowledge necessary for education in a post-traumatic century. In view that the formative need to understand critically the value of belonging to the world and the constitution of this human historicity, this work enphasizes the idea of knowing with its potentials epistemic, ethics and aesthetics. This research too reflected the notion that knowledge has the function to “bind man at the world”. That is why to evoke the memory and otherness to approach the events, the knowledges teaching are alsoaffected by catastrophic events and tragedies that comprehended the humanity history. Thus, knowledge of the testimony shall be an interesting bridge to an education that values the plurality from the reconciliation between the past and the present.||El trabajo tiene como objetivo investigar cómo el proceso de formación de ladocencia percibe los saberes necesarios para la educación en un siglo post-traumático. Dada la necesidad formativa de entender críticamente el valor de pertenencia al mundo y la constitución de esta historicidad, propia del humano, el trabajo subraya la idea de saber con suya potencia epistémica, ética y estética. En una perspectiva metodológica hermenéutica y reconstructiva, la investigación refleja la idea de que el saber tiene la función de “articular el hombre al mundo”. Por lo tanto, al evocar la memoria y la alteridad para acercarse de los conocimientos, los saberes de los maestros también se ven afectados por los factos catastróficos y trágicos que envolverán la historia de la humanidad. Es decir, el saber del testimonio ha constituido un puente interesante a una educación que valora la pluralidad a partir de la conciliación entre el pasado y el presente.||O trabalho busca investigar como o processo formativo da docência percebe os saberes necessários à educação em um século pós-traumático. Tendo em vista a necessidade formativa de compreender de maneira crítica o valor do pertencimento ao mundo e a constituição dessa historicidade, própria do humano, o trabalho evidencia a ideia de saber com sua potência epistêmica, ética e estética. Em uma perspectiva metodológica hermenêutica e reconstrutiva, a investigação repercute a noção de que o saber tem a função de “vincular o homem ao mundo”. Por isso, ao evocar a memória e a alteridade para aproximar-se dos acontecimentos, os saberes da docência também são afetados pelos eventos catastróficos e pelas tragédias que cingiram a história da humanidade. Assim, o saber do testemunho passa a constituir uma ponte interessante para uma educação que valoriza a pluralidade a partir da conciliação entre o passado e o presente.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
Ourique, Maiane Liana Hatschbach | Pedroso, Eliana Regina Fritzen
Data
8 de setembro de 2016
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/19980 | 10.15448/1981-2582.2016.2.19980
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Educação
Fonte
Educação; Vol. 39 No. 2 (2016); 202-210 | Educação; Vol. 39 Núm. 2 (2016); 202-210 | Educação; v. 39 n. 2 (2016); 202-210 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2016.2.
Assuntos
Teaching. Knowledge. Training. Testimony. Post-traumatic. | Docencia. Saberes. Formación. Testimonio. Post-traumático. | Docência. Saberes. Formação. Testemunho. Pós-traumático.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Filosofia da Educação; Formação humana; Formação docente