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Teaching improvement program (TIP) for graduate students in engineering at the USP (São Paulo University) in Lorena.||O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NA USP (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) DE LORENA SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.
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Metadados
Descrição
This work reports the importance of the Teaching Improvement Program - TIP (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE in Portuguese) at the Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo (EEL-USP) for training future teachers in Engineering and related courses. Regulated by the USP in 2005, TIP intends to give a teacher’s education course to graduate students (master and doctorate) to guide them to teach adequately in the Engineering graduation course. The course is based upon two steps: pedagogic preparation and supervised teaching traineeship. At the EEL, the pedagogic preparation is based upon students attending Didactics and Practice in Engineering Teaching which has the objective to allow graduate students to start some contact with the use of active learning methodologies and, at the same time, get some knowledge on didactical and pedagogical concepts. To conduct the subject, it was necessary to provide a multi and interdisciplinary team in several fields of knowledge in order to offer a more systemic view of the processes involving the teaching of engineering. Engineers, physicists, chemists, mathematicians, educators and psychologists lead discussions based on the subject, prioritizing contents such as the use of active learning methodologies, Project Based Learning; Peer Instruction; experimental classes with remote projects, the categories of Interdisciplinarity and educational psychology. After discussing the issues, the students begin the preparation of a project that is to be done in the classroom 6 months later under the supervision of a teacher of a graduate subject who will be part of the Supervised Internship in Teaching, the second stage of PAE. The whole project takes into consideration the taught subject, the schedule of activities and descriptions of the classes that will be taught by the graduate student. In this sense, it highlights the importance of PAE's experience in EEL-USP for the teaching of engineering, mainly providing a multi and interdisciplinary training for future teachers, while preparing them for the use of active methodologies in their practice. || Este artigo apresenta a importância do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL-USP) na formação dos futuros professores de engenharia e áreas afins. Regulamentado pela USP em 2005, o PAE destina-se a formar alunos de Pós-graduação (mestrado e doutorado) para exercer atividades de docência em cursos de Engenharia. Sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência. Na EEL, a Preparação Pedagógica é realizada por meio da disciplina que trata da Didática e Prática de Ensino de Engenharia e tem como objetivo permitir que os pós-graduandos entrem em contato com o uso de metodologias ativas de aprendizagem, ao mesmo tempo em que ampliam sua formação em termos de conceitos didáticos e pedagógicos. Para conduzir a disciplina, foi necessário constituir uma equipe multi e interdisciplinar em vários campos de formação, a fim de oferecer uma visão mais sistêmica dos processos que envolvem o ensino de engenharia. Engenheiros, físicos, químicos, matemáticos, pedagogos e psicólogos conduzem as discussões da disciplina, priorizando conteúdos como o uso de metodologias ativas de aprendizagem; tais como: Project Based Learning; Peer Instruction; aulas experimentais com projetos remotos; além de fundamentos da interdisciplinaridade e psicopedagogia. Após a discussão dos temas, os alunos iniciam a confecção de um projeto que é executado em sala de aula no semestre posterior sob a supervisão de um professor de uma disciplina de graduação e que comporá a atividade de Estágio Supervisionado em Docência, segunda etapa do PAE. O projeto elaborado considera a disciplina ministrada, o cronograma das atividades e as descrições das aulas que serão ministradas pelo pós-graduando. Nesse sentido, destaca-se a importância da experiência do PAE na EEL-USP para o ensino de engenharia, sobretudo por proporcionar uma formação multi e interdisciplinar para os futuros professores, ao mesmo tempo em que prepara o futuro professor para o uso de metodologias ativas de aprendizagem nas atividades de ensino.
ISSN
2179-0094
Periódico
Autor
José, Mariana Aranha Moreira | Santos, Carlos A.M. dos | Schneider, Sandra G.
Data
6 de abril de 2016
Formato
Idioma
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.; n. 8 (2016); 59-67 | 2179-0094
Assuntos
active learning methodologies, teaching in engineering, multi and interdisciplinary formation. | metodologias ativas de aprendizagem, ensino de engenharia, interdisciplinaridade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion