-
Teaching methods in the portuguese school: the Revista Escolar (1923-1926)||Métodos de ensino na escola portuguesa: a Revista Escolar (1923-1926)
- Voltar
Metadados
Descrição
The object of this text is to verify, from a topic study, the organization of a certain modality of the pedagogic debate, taking as the organizer center line, the idea of teaching technique. To think about teaching methods require some dialog under the didactic dimension of the pedagogic debate. Under such work hypothesis, to perform a critical reading of the Revista Escolar, published in Portugal in the 20’s of last century, was tried. The study was focused, specifically, on the volumes comprehended between 1923 and 1926. The selected analysis categories were: child, pupil, teaching methods and school practices.With emphasis on the organization and classification of the articles, with the due observation of the above analytical categories, the acquirement of data about the strategy was attempted, upon which the journal proposed to perform pedagogy of the professorate. It meaning, in a sense, to encourage the teachers to read the magazine. Therewith, it was believed to teach how to teach (CARVALHO, 2001, 2006; BITTENCOURT, 1993).||O presente texto tem por objetivo verificar, a partir de um exemplo tópico, a constituição de uma dada modalidade do debate pedagógico, que toma como eixo organizador a ideia de técnica de ensino. Pensar metodologias para se ensinar requer algum diálogo com a dimensão didática do debate pedagógico. Sob tal hipótese de trabalho, procurou-se efetuar leitura crítica da Revista Escolar, publicada em Portugal nos anos 20 do século passado. O estudo centrou-se especificamente nos volumes compreendidos entre 1923 e 1926. As categorias de análise escolhidas foram: criança, aluno, métodos de ensino e práticas escolares. Com ênfase na organização e classificação dos artigos à luz das supracitadas categorias analíticas, procurou-se obter dados acerca das estratégias mediante as quais o periódico se propunha a efetuar uma pedagogia do professorado. Tratava-se, em certo sentido, de estimular os professores à leitura da revista. Com isso, acreditava-se ensinar a ensinar (CARVALHO, 2001, 2006; BITTENCOURT, 1993).
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
Boto, Carlota
Data
5 de novembro de 2012
Formato
Idioma
Fonte
Educação; Vol. 35 No. 3 (2012): Dossier - Literary Education: Public Policies in reading, readings and formation of readers | Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2012): Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores | Educação; v. 35 n. 3 (2012): Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores | 1981-2582 | 0101-465X
Assuntos
Portugal | education | teaching | school | history of the education | Portugal | educação | ensino | escola | história da educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Área da Educação, com procedimento historiográfico para análise da cultura escolar