Descrição
Este texto é uma reflexão sobre alguns aspectos da obra de Fassbinder a partir do ensaio “Teatro e Cinema” de André Bazin, capítulo do clássico Qu ’est-ce que le Cinémci? 1 A idéia para a relação entre os dois autores ocorreu, por um lado, porque o crítico francês, além de analisar como se dá a influência do teatro sobre o cinema, e do cinema sobre o teatro, no momento em que escreveu seu ensaio, em 1951, teve uma importância fundamental para a revolução cinematográfica ocorrida a partir da década seguinte, com a explosão dos cinemas novos no mundo - que tiveram nos críticos dos Cahiers du Cinéma, fundados por Bazin, uma referência incontestável: a Nouvelle Vague. Por outro lado, Fassbinder foi um dos diretores de cinema que mais fez filmes a partir de peças de teatro.||The eminent question of this work is intertextuality. Fassbinder’s films, plays and writings are considered according to Andre Bazin s essay “Théâtre et Cinéma” in Qu 'est-ce que te Cinéma? Bazin, as a critic, and Fassbinder, as filmmaker and playwright, are both emblematic in the context of the new cinemas, specially Nouvelle Vague and New German Cinema.