Descrição
Inúmeras podem ser as motivações que levam um adolescente a cometer um ato infracional. Ao se deparar com essa realidade é essencial buscar alternativas que passam pelo ambiente escolar para o processo de reinserção social. Objetiva-se com esse trabalho o relato das vivências na linguagem teatral com ênfase no Teatro do Oprimido como alternativa para a produção de ações protagônicas com adolescentes em situação de privação de liberdade. Essas narrações se fazem importantes para o entendimento da docência em teatro em seus diversos contextos e como o mesmo pode ser uma possibilidade para geração de reflexões e reconhecimento de si enquanto participante de uma comunidade. As oficinas foram realizadas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa estudantes do Centro de Ensino Educacional 104 anexo à Unidade de Internação do Recanto das Emas-DF. Ao longo do relato da vivência, exponho a existência de adversidades relacionadas às questões de segurança e como o trabalho é pensado a curto prazo. PALAVRAS-CHAVE: Teatro do Oprimido. Sistema Socioeducativo. Protagonismo Juvenil. Arte Educação.