-
TEATRO E ENSINO
- Voltar
Metadados
Descrição
Este ensaio apresenta algumas reflexões sobre teatro e ensino, com o objetivo principal de mostrar que o teatro pode contribuir, em vários aspectos, para a formação plena dos alunos, podendo ser um “aliado” do professor no contexto escolar. A argumentação é fundamentada em alguns autores, como Fabiano Tadeu Grazioli (2007), que aborda aspectos relacionados ao teatro no contexto escolar atual e os diversos princípios que podem justificar a presença da atividade teatral na escola – a socialização, o desenvolvimento global e harmonioso, o despertar da consciência crítica e a experiência estética que o contato dos alunos com o teatro pode proporcionar –; Juliana Cavassin (2008), que versa sobre as perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica; Viola Spolin (2007), que defende que trabalhar jogos teatrais na sala de aula demonstra o quanto o jogo, com toda a sua força mobilizadora e materializadora das energias humanas, pode ter uma extraordinária função pedagógica, traduzindo esse potencial da ludicidade num poderoso instrumento de aprendizagem; e Cristiane Schneider, Angélica Vier Munhoz, Cristiano Bedin da Costa (2015), que no Mestrado em Ensino, do Centro Universitário Univates, fizeram um estudo sobre o teatro na escola, com foco no processo colaborativo de criação, percebendo-o como uma experiência que ultrapassa as fronteiras da aprendizagem do fazer teatral.
ISSN
1679-1347
Autor
Moronari, Joyce Galon da Silva
Data
29 de julho de 2019
Formato
Identificador
//periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29502
Idioma
Editor
Relação
//periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29502/19243
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Inventário
Fonte
Inventário; n. 23.2; 285-298 | 1679-1347
Assuntos
Educação | Ensino | Teatro
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion