-
Teatro expandido em contexto brasileiro||Expanded theatre in Brazilian context
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto trata da retomada do ativismo nas instâncias da arte contextual (Paul Ardenne) e relacional (Nicolas Bourriaud), que se reflete na aproximação das artes cênicas com a política. Claire Bishop considera a tendência um “giro social” da arte, que localiza no final do século XX e detecta na postura social, característica dos criadores, e na rejeição à estética e à formalização, substituídas por intervenções decididamente ligadas ao trabalho em comunidades e à atuação em frentes próximas ao trabalho social. Na tentativa de reabilitar a ideia de estética em conexão com a política, Bishop recorre ao filósofo Jacques Rancière e a suas concepções de “partilha do sensível” e “regime estético da arte”. A partir desses pressupostos, analisa-se o trabalho da artista Lia Rodrigues e sua relação com a comunidade da Maré.||The text deals with the resumption of activism in contextual (Paul Ardenne) and relational art (Nicolas Bourriaud) that is reflected in the approach between the performing arts and politics. Claire Bishop considers the movement a “social turn” of art, which she locates at the end of the 20th century and detects in the social posture, characteristic of the creators, and in the rejection of aesthetics and formalization, replaced by interventions decidedly linked to work in communities and acting in fronts close to social work. In an attempt to rehabilitate the idea of aesthetics in connection with politics, Bishop uses the philosopher Jacques Rancière and his conceptions of “distribution of the sensible” and “aesthetic regime of art”. Based on these assumptions, the work of the artist Lia Rodrigues and her relationship with the community of Maré (Rio de Janeiro, Brazil) is analyzed.
ISSN
2238-3867
Periódico
Autor
Fernandes, Sílvia
Data
30 de junho de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/146758 | 10.11606/issn.2238-3867.v18i1p6-34
Idioma
Fonte
Sala Preta; v. 18 n. 1 (2018); 6-34 | 2238-3867 | 1519-5279
Assuntos
Giro social da arte | estética e política | Lia Rodrigues | Social turn of art | aesthetics and politics | Lia Rodrigues
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion