-
TECENDO OLHARES: NARRATIVAS ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR
- Voltar
Metadados
Descrição
O projeto que embasa o presente texto tem como objetivo compartilhar e produzir conhecimento voltado à formação inicial e continuada sobre a prática docente na perspectiva do coensino. Trata-se de uma atividade de extensão e de pesquisa, que ascende a formação de professores fundada na relação com a práxis, contextualizada e dialógica, que articula saberes científicos, pedagógicos e da experiência na perspectiva colaborativa, ou seja, do coensino. Sustentado pelo aporte teórico-metodológico da Teoria Crítica, trazemos à cena narrativas docentes e discentes na perspectiva benjaminiana, em sua relação íntima com o conceito de experiência. Desta forma, mobilizamos memórias, partilhamos histórias, tecemos olhares e costuramos elos de identificação entre os/as participantes, professores da rede municipal e estadual, e graduandos do curso de Pedagogia da FEUFF. Entre as ações desenvolvidas, destacamos o mural virtual criado no padlet, cuja proposta foi a de resgatar as memórias da experiência com a inclusão, em um exercício de autorreflexão e reflexão coletiva, tais registros configuram dados relevantes para compreendermos as implicações que perpassam o processo de inclusão escolar. Como resultados verificamos a importância do enlace entre as experiências na/da docência com as experiências discentes, construindo um espaço-tempo de estudos e de alargamento das práticas pedagógicas inclusivas, estabelecendo um potente caminho para fazer frente aos muitos desafios da escola contemporânea. Além disso, através das experiências tecidas no mural virtual é possível compreender os desafios que emergem no/do processo da inclusão escolar.
ISSN
2358-8195
Periódico
Colaboradores
Pró-reitoria de extensão - PROEX-UFF | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
Autor
Leme, Erika Souza | Ricardo, Luiza Basílio
Data
30 de abril de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/20561 | 10.15210/ee.v26i2.20561
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Expressa Extensão | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Expressa Extensão; v. 26, n. 2 (2021): Expressa Extensão; 95-107 | 2358-8195 | 1414-4190 | 10.15210/ee.v26i2
Assuntos
Coensino. Formação Docente Inicial e Continuada. Educação Inclusiva.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares