Descrição
No início do aprendizado, os alunos produzem sons que não fazem parte da sonoridade
tradicional de seu instrumento. Alunos adiantados têm maior dificuldade em começar a
produzir sons “estendidos” do que os iniciantes, que muitas vezes conseguem fazê-lo brincando,
literalmente. Como, a princípio, as crianças geralmente são abertas a músicas que envolvam
sonoridades diferentes e acham divertido explorar novas possibilidades sonoras, o incentivo e
o trabalho com estas técnicas desde o início pode ser de grande valia para o seu desenvolvimento.
Um dos problemas na exploração do repertório contemporânea que inclua novos sons com
iniciantes na flauta transversal é que este é em geral muito difícil tecnicamente. Neste artigo
apresenta-se uma sugestão de metodologia, baseada em Daldegan (2009), para criação de repertório
de música contemporânea, que inclua técnicas estendidas a serem aprendidas, apropriado
ao nível de habilidade dos instrumentistas recém iniciantes.
Palavras-chave: Composição de música contemporânea; crianças iniciantes; técnicas estendidas.