-
Tecnologias digitais, inovação e aprendizagem: relações com o empresariamento da educação
- Voltar
Metadados
Descrição
A partir dos resultados de uma pesquisa documental, o objetivo deste artigo é problematizar os discursos que constituem verdades acerca do uso de tecnologias digitais na educação contemporânea. Muitos desses discursos têm sido veiculados por meio de propostas que visam a reformar a educação, produzindo subjetividades e colocando em circulação mecanismos que mudam profundamente o significado da docência. O corpus analítico foi composto por excertos extraídos de oito documentos que versam sobre aprendizagem móvel, elaborados por diferentes instituições. O conceito-ferramenta utilizado na análise dos documentos foi o de discurso, em uma perspectiva foucaultiana. As análises permitiram a organização dos excertos em três eixos, a saber: (1) individualização da aprendizagem; (2) aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer tempo; (3) aprendizagem e desenvolvimento de competências requeridas na contemporaneidade. Demonstra-se que o fomento a práticas pedagógicas inovadoras propagado por instituições distintas, na maior parte das vezes não vinculadas diretamente ao campo educacional, tem por objetivo a produção de sujeitos mais flexíveis e aptos para lidar com as demandas do mercado. Tendo em vista esse cenário, a discussão apresentada fornece os elementos para o argumento de que práticas pedagógicas articuladas a tecnologias digitais, com vistas a criar possibilidades outras de aprendizagem, podem enfocar a potência da tecnologia enquanto techné.
Palavras-chave: Aprendizagem. Tecnologias digitais. Empresariamento. Educação.
Abstract
From the results of a documentary research, this paper aims at examining discourses that constitute truths concerning the use of digital technologies in contemporary education. Many of these discourses have been propagated by means of proposals that aim at remodeling education, producing subjectivities and disseminating mechanisms that deeply change the meaning of teaching. The analytical corpus was composed of excerpts extracted from eight documents about mobile learning, which were elaborated by different institutions. Discourse, in a Foucauldian perspective, was the concept-tool used in this document analysis. The analyses enabled the organization of these excerpts in three themes, namely: (1) learning individualization; (2) learning in any place and at any time; (3) learning and development of competencies required these days. It is demonstrated that the promotion of innovative pedagogical practices propagated by these institutions, which mostly are not related to the educational field, aims at producing more flexible and apt subjects to deal with market demands. Considering such scenario, this discussion provides elements to argue that pedagogical practices, articulated with digital technologies with the purpose of creating other learning possibilities, can focus on the power of technology as techné.
Keywords: Learning. Digital technologies. Entrepreneurism. Education.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Instituto Federal Rio Grande do Sul; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Autor
Carine Bueira Loureiro; IFRS | Viviane Klaus; Universidade do Vale do Rio dos Sinos | Maria Alice Campesato; Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Data
24 de abril de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 43 (2019); 235-260
Tipo
Avaliado por Pares