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Tecnologias e formação para o trabalho docente na sociedade contemporânea
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Metadados
Descrição
O artigo constitui-se de um ensaio sobre educação, tecnologia e trabalho docente, refletindo a perspectiva crítica sobre as tecnologias na sociedade contemporânea e na prática pedagógica. A organização social atual coloca as tecnologias como integrante na vida em sociedade, evidenciando que o desenvolvimento técnico-científico trouxe mudanças com as tecnologias da Informação e Comunicação. E também no trabalho com a microeletrônica, cibernética, a internet, a robótica, biotecnologia e a fibra ótica, que são incorporadas no processo produtivo e na qualificação para o trabalho. No decorrer do artigo apresenta-se aportes teóricos que desenvolvem o tema e dão suporte às discussões sobre as tecnologias da informação e comunicação e como estas influenciam na forma de disseminar a informação, na constituição dos conceitos e na formação docente. Portanto, pesquisadores como Kuenzer (2003), Frigotto (2010), Saviani (2007), Pimenta (2010), Veiga (2004), Candau (2011), Levy (2004), Netto (2005), entre outros foram importantes para as conexões analíticas. Ao concentrarem suas produções sobre o trabalho docente explicando de maneira crítica a relação contexto produtivo e educação, também trazem a discussão da Tecnologia da Informação e Comunicação como impactante na sociedade e no processo educativo. Esta temática é extremamente significativa, uma vez que não se esgota no contexto escolar, mas está relacionada à formação e o contexto social. Ao interligar as Tecnologias da Informação e Comunicação com a ação pedagógica busca-se contribuir no âmbito da ação do processo de ensino e aprendizagem com o trabalho docente.
ISSN
2238-1279
Autor
Crizieli Silveira Ostrovski; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR | Tânia Regina Raitz; Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI
Data
29 de agosto de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 31 (2016); 181-201
Tipo
Avaliado por Pares