Descrição
Through the white screen that appears in three films (Zen for film, by Nam June Paik, Scénario du film Passion, by Jean-Luc Godard, and Où gît votre sourire enfoui?, by Pedro Costa) and in a photographic project (Theatres, by Hiroshi Sugimoto), we approach the concept of origin as formulated by Walter Benjamin. Considering its openness and inachievement, the origin returns in the future, laboured by memory. What we search here is a cinema of the origin (that differs from a cinema of the origins), in which transparency always lies a opacity originary. We will find this origin in the white screen and the various forms it takes in each work.||Por meio da tela em branco que aparece em três filmes (Zen for film, de Nam June Paik, Scénario du film Passion, de Jean-Luc Godard, e Onde jaz o teu sorriso?, de Pedro Costa) e em um projeto fotográfico (Theatres, de Hiroshi Sugimoto), abordamos o conceito de origem na perspectiva de Walter Benjamin. Em sua abertura e inacabamento, a origem só pode se restituir no futuro, por um trabalho da memória, que se define como recriação a partir de vestígios da história. Aqui se busca um cinema da origem (diferente de um cinema das origens), em cujo saber se abriga sempre um não-saber originário. Nós o encontraremos na tela em branco, nos modos diversos como ela surge em cada uma destas obras.