-
“Tem gente caminhando pra lá e para cá”: caminhar com as crianças – a pesquisa em contexto campesino||“There are back walking back and forth”: walking with children – the research in campesino context||“Hay gente caminando para allá y para acá”: caminar con los niños – investigación en contexto campesino
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo discute o caminhar com crianças em contexto campesino como possibilidade metodológica para a pesquisa com crianças. A partir de alguns pressupostos da abordagem etnográfica, as caminhadas com as crianças são descritas como uma ferramenta metodológica capaz de oferecer elementos para interagir com elas em suas dinâmicas sociais. A ação de caminhar com as crianças permite desenvolver uma postura atenta às brechas e às pistas oferecidas por elas sobre a (re)interpretação que fazem da cultura comunitária e da cultura das famílias, em especial, das práticas da pesca e da lida no campo. Os processos interpretativos realizados pelas crianças, em suas relações intergeracionais e intrageracionais, são abordados com base nos conceitos de reprodução interpretativa e cultura de pares. O estudo sustenta metodologias que valorizam a agência das crianças como intérpretes de suas culturas comunitárias e familiares, e como participantes ativas no desenvolvimento e na organização dos processos investigativos. Mostra como o caminhar com as crianças favorece uma maior aproximação às culturas infantis e oferece condições para a escuta sensível de suas vozes.||This article discusses the walking with children in campesino context as a methodological possibility for the research with children. Based on some ethnographic approach suppositions, the walks with the children are described as a methodological tool able to offer elements to interact with them in their social dynamics. The action of walking with the children enables developing a careful attitude concerning the gaps and clues offered by them about the (re)interpretation they make of the community culture and the culture of the families, especially the practice of fishing and the rural work. The interpretative processes carried out by the children, in their intergenerational relationships and within generations, are approached based on the concepts of interpretative reproduction and the culture of peers. The study supports methodologies which value the acting of the children as interpreters of their community and family cultures, and as active participants in the development and in the organization of the investigative processes. It illustrates how the walking with children favored a greater approach to children’s cultures and offered conditions for sensitive listening to their voices.||Este artículo discute el caminar con niños en contexto campesino como posibilidad metodológica para la investigación con niños. A partir de algunos presupuestos del abordaje etnográfico, las caminadas con los niños son descritas como una herramienta metodológica capaz de ofrecer elementos para integrar con ellas en sus dinámicas sociales. La acción de caminar con los niños permite desarrollar una postura atenta a las roturas y las pistas ofrecidas por ellas a cerca de la (re) interpretación que hacen de la cultura comunitaria y de la cultura de las familias, en especial, de las prácticas de la pesca y de la lida del campo. Los procesos interpretativos producidos por los niños, en sus relaciones, intergeracionales y intrageracionales, son abordados con base en los conceptos de reproducción interpretativa y cultura de pares. El estudio sostiene metodologías que valoran la acción de los niños como intérpretes de sus culturas comunitarias y familiares, y como participantes activas en el desarrollo en la organización de los procesos investigativos. Muestra como el caminar con niños favorece un acercamiento a las culturas de los niños y ofrece condiciones para escuchar sus voces con sensibilidad.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Rocha, Jeruza da Rosa da | Nörnberg, Marta
Data
16 de março de 2021
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/12390 | 10.5335/rep.v27i3.12390
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Jeruza da Rosa da Rocha, Marta Nörnberg | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 3 (2020): PAULO FREIRE - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - 50 ANOS; 901-917 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares